Cidades do Piauí registram os maiores volumes de chuva do Brasil; veja a lista

A lista é liderada por Floriano, cidade com pouco mais de 60 mil habitantes, que registrou 75,8 milímetros de chuva.

5 cidades do Piauí registram os maiores volumes de chuva do Brasil | Neto Fotografia / @nettofotografia
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cidades no Sul do Piauí estão entre as localidades que registraram os maiores volumes de chuva no Brasil nas últimas 24 horas. O ranking é liderado por Floriano, município com pouco mais de 60 mil habitantes, que registrou 75,8 milímetros de chuva. 

Canto do Buriti ficou em segundo lugar, com 64,8 mm de chuva, seguido por São João do Piauí em terceiro lugar, com 52,8 mm. Corrente ficou com 48,8 mm, Bom Jesus da Lapa, na Bahia, com 43,6 mm de chuva, e Alvorada do Gurgueia em sexto lugar, com 43 mm.

Essas medições são realizadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e correspondem ao período das últimas 24 horas, até as 8h desta segunda-feira, 6 de novembro.

Ainda nesta segunda-feira (6), o Inmet emitiu um alerta laranja válido até as 8h de terça-feira para uma ampla faixa do Piauí, incluindo o Sul do estado. O alerta prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos de 60-100 km/h no território que também abrange parte do Centro-Norte e Sudoeste do Piauí.

Raios vistos em Baixa Grande do Ribeiro, no Sul do Piauí (Foto: Neto Fotografia)

Isso pode resultar em riscos como cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, devido às condições extremas causadas pela passagem de um sistema frontal.

O sistema frontal, importante perturbação atmosférica que traz precipitação, pode sofrer um enfraquecimento e se deslocar para a faixa central do Parnaíba, no litoral piauiense, trazendo chuvas abundantes e algumas precipitações na capital. 

"Nós temos condições atmosféricas regidas pelo sistema frontal. Entendemos que um sistema frontal é episódico, tratando-se de uma frente fria. Quando essa frente fria passa, transporta umidade para o Atlântico Sul e para o interior do Nordeste. Essa umidade, em contato com o nosso calor, é o que forma as nuvens de tempestade. São muito bem-vindas, pois representam a chuva que o sertão necessitava, as chuvas do mês, aquelas que ultrapassam", disse o climatologista Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil no Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES