Alerta: Brasil pode sofrer com onda de calor ainda mais intensa em outubro

A expectativa é de que a maior parte do país experimente temperaturas acima da média para o mês

Brasil pode sofrer com onda de calor ainda mais intensa em outubro | Climatempo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com informações fornecidas por especialistas da Climatempo e da Metsul, existe a probabilidade de que uma nova onda de calor afete o Brasil durante o mês de outubro, e esta tem o potencial de ser ainda mais intensa do que a que ocorreu no mês de setembro.

A Climatempo sugere que essa previsão se baseia na atuação de sistemas de alta pressão atmosférica, o que pode resultar em temperaturas mais elevadas do que as registradas na última onda de calor. Isso ocorre em mês que já é naturalmente quente no Brasil, com a influência adicional do fenômeno El Niño contribuindo para manter o ar mais quente do que o normal sobre o país.

Onda de calor pode ser ainda mais intensa em outubro (Foto: Ravena Lages)

Quanto às temperaturas, a expectativa é de que a maior parte do país experimente temperaturas acima da média para o mês de outubro, com possíveis aumentos de 2°C a 3°C em estados como Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e em grande parte de São Paulo. Nas regiões litorâneas do Nordeste e na totalidade da Região Sul, as temperaturas também deverão ficar ligeiramente acima da média.

Com as chuvas, a distribuição vai variar em cada região do país. No entanto, a Região Sul será a mais afetada pela alta precipitação, resultante do calor, frentes frias e áreas de baixa pressão, com a possibilidade de ocorrência de ciclones extratropicais.

Nas regiões Norte e Sudeste, as condições climáticas serão influenciadas pelo El Niño. No Norte, isso implicará menos chuva durante o verão, com destaque para áreas como Roraima, leste e nordeste do Amazonas, quase todo o Pará e partes do Tocantins, que devem receber chuvas abaixo da média. Nas demais áreas da região, as precipitações tendem a ser um pouco abaixo da média.

Na Região Sudeste, a chuva em outubro será provocada pelo calor, com previsão de temporais e chuvas intensas de curta duração em pequenas áreas, sem expectativa de chuva generalizada. São aguardadas chuvas abaixo da média em quase todas as áreas de Minas Gerais, no Espírito Santo e no norte do estado do Rio, enquanto o centro, norte e noroeste de São Paulo, o sul de Minas Gerais, a Zona da Mata mineira, a região serrana do Rio, o Grande Rio e a região dos Lagos devem ter chuvas dentro da média. No sul do estado do Rio de Janeiro, o oeste, centro, sul e leste de São Paulo, as chuvas estão previstas para ficar um pouco acima da média.

Para a Região Centro-Oeste, a previsão aponta calor e irregularidade na chuva, com várias áreas podendo enfrentar dias seguidos de ausência de precipitação. Prevê-se chuva um pouco abaixo da média em todo o estado de Goiás, no Distrito Federal, em quase todas as áreas de Mato Grosso (incluindo Cuiabá) e também no norte e oeste de Mato Grosso do Sul (incluindo o Pantanal), enquanto as regiões centro, sul e leste de Mato Grosso do Sul devem receber chuvas dentro da média.

Leia Mais

Por fim, no Nordeste, outubro é historicamente um mês seco, com pouca chuva em quase toda a região. A Climatempo prevê "pouquíssima" chuva em estados como Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, embora esses níveis estejam dentro da normalidade do mês, que é naturalmente seco nessas áreas. Em algumas regiões, como o sul do Piauí, o oeste e sul da Bahia, espera-se uma redução ainda maior nas chuvas em relação à média histórica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES