Com aposta na gamificação, Novo Pré-Enem Seduc é lançado no CCT

A Seduc anunciou aulas presenciais, remotas, web aulas, monitorias, lives, fóruns, tutoriais, entre outros recursos criados para dar mais autonomia aos estudantes.

Com aposta na gamificação, Novo Pré-Enem Seduc é lançado no CCT | Ravena Lages
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (30), a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI) realizou uma solenidade de lançamento do Novo Pré-Enem Seduc 2023. O evento ocorreu no Centro de Convenções de Teresina e reuniu mais de dois mil estudantes e professores das 4ª, 19ª, 20ª e 21ª gerências educacionais, que englobam instituições estaduais sediadas nas zonas Norte, Sul, Sudeste e Leste de Teresina.

A interatividade e a gamificação na educação invadiram a nova edição do programa que prepara estudantes piauienses para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Seduc anunciou aulas presenciais, remotas, web aulas, monitorias, lives, fóruns, tutoriais, entre outros recursos criados para dar mais autonomia aos estudantes.

Lançamento do Novo Pré-Enem Seduc  (Foto: Ravena Lages)

No Auditório G3 Telecom e Pavilhão Delta do CCT, a competição educativa Enem Game foi apresentada aos alunos como um dos principais elementos que serão inseridos na metotologia da preparação dos futuros vestibulandos. A iniciativa consiste no uso de elementos dos jogos para tornar o processo de aprendizado mais interativo e envolvente.

Com aposta na gamificação, Novo Pré-Enem Seduc é lançado no CCT (Foto: Ravena Lages)

As atividades contam com aulas ministradas por professores especializados em diversas disciplinas, como Linguagens/Inglês, Matemática, Redação, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Correção de Redação. "Essa competição educativa vai estimular o aprendizado dos estudantes e dar a eles uma plataforma digital unificada que inclui um plano de estudo personalizado, podcasts, vídeos curtos, simulados online e outras iniciativas gamificadas. A Seduc acredita que tornar a educação cada vez mais atraente para os jovens é fundamental, e a digitalização e gamificação são estratégias nesse sentido", disse o secretário da Educação, Washington Bandeira.

Novo Pré-Enem Seduc é lançado no CCT (Foto: Ravena Lages)

Considerado o maior programa de inclusão universitária do país, o Novo Pré-Enem Seduc terá abrangência estadual e deve percorrer 21 municípios piauienses, oferecendo revisões e preparatórios para o Enem aos estudantes. Uma equipe de professores especializada em preparação de vestibulandos será responsável por conduzir as atividades e auxiliar os alunos.

Durante o evento, Viviane Holanda, superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior, citou que no ano passado o Piauí teve o segundo maior índice de presença no Enem, com 71% no útimo dia de provas. De acordo com ela, as instituições de ensino vão também investir na motivação e no suporte aos estudantes que irão realizar o exame.  

"A Secretaria da Educação, por meio do Novo Pré-Enem Seduc, já começou sua preparação. Os estudantes devem acompanhar nossas estratégias de lives, revisões, transmissões pelo Canal Educação e todas as ações para o Enem, para que o Piauí continue sendo um estado que se destaca em aprovação e coloque mais estudantes da rede pública nas universidades. Nosso objetivo é não deixar ninguém para trás e unir todos os esforços para atingirmos ainda mais presença nos dias de prova", falou.

Wellington Soares, gerente de Inclusão Universitária, comemorou a participação dos jovens da abertura de mais um ano do Pré-Enem Seduc. Ele relembrou o surgimento do programa em 2003, durante o governo de Wellington Dias, e ressaltou o compromisso do atual governador, Rafael Fonteles, e secretário de educação em aprimorar as escolas de tempo integral.

Wellington Soares, gerente de Inclusão Universitária (Foto: Ravena Lages)

"É um prazer enorme estar junto com vocês aqui abrindo mais um ano do Pré-Enem Seduc, esse belo projeto de inclusão universitária que completa este ano 20 anos de história. Esse programa surgiu em 2003 no governo do Wellington Dias, que tinha como Secretário de Educação o Antônio José Medeiros. De lá, a cada ano, a gente vem incluindo estudantes nas nossas universidades públicas. E agora, mais uma vez, temos um governador e um secretário que têm como principais metas o aprimoramento das escolas de tempo integral e a expansão da educação", falou.

Com aposta na gamificação, Novo Pré-Enem Seduc é lançado no CCT (Foto: Ravena Lages)

O dia foi repleto de novidades para Rafaela Machado Nascimento Gomes, uma estudante de 17 anos da Escola Estadual Milton Brandão. Ela está no terceiro ano do Ensino Médio e participou pela primeira vez de uma revisão do Pré-Enem Seduc. "Eu achava que era diferente, mas é muito animado e divertido. Os professores são muito bons e eu acho que vou conseguir acompanhar praticamente todos os eventos", relatou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES