Conheça cinco curiosidades sobre a bomba, salgado típico de Teresina

Em entrevista ao meionorte.com, a criadora da iguaria compartilhou algumas curiosidades sobre a guloseima mais conhecida do nordeste

Conheça cinco curiosidades sobre a bomba, salgado típico do Piauí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No começo de junho, dona Marlene Ferreira, criadora da bomba, salgado típico de Teresina, completou 90 anos de idade. Ela, que mora atualmente na Europa com a filha, compartilhou com exclusividade ao Meionorte.com, algumas curiosidades sobre a guloseima mais amada do Nordeste.

1 - Receita tipicamente piauiense.

A discussão sobre qual a estado pertence a iguaria sempre ronda a internet, muitas pessoas até associam o salgado a capital do Maranhão, São Luís. A verdade é que a bomba é tipicamente do Piauí, o salgado foi criado por Marlene Ferreira em uma lanchonete na região central de Teresina.

Conheça cinco curiosidades sobre a bomba, salgado típico do Piauí / Foto - Reprodução

2 - A iguaria foi criada do "nada"

A criação do salgado foi literalmente uma ação anti-disperdicío. Marlene conta que usou a massa de uma esfirra, receita que sempre fazia para vender, e juntou com presunto e queijo. Ao terminar de enrolar, fritou o salgado e colocou a venda para a clientela, que adorou.

Conheça cinco curiosidades sobre a bomba, salgado típico do Piauí / Foto - Acervo Pessoal

3 - O nome foi dado por estudantes

Muitas pessoas têm curiosidade de saber se o nome “bomba” é por conta do formato do salgado, e sim esse pensamento está certo. Segundo Marlene, o nome foi dado por alunos que sempre frequentavam a lanchonete após a escola, eles viram o formato e decidiram chamar a iguaria pelo nome atual.

Conheça cinco curiosidades sobre a bomba, salgado típico do Piauí / Foto - Reprodução

4 - A iguaria foi pauta nacional

O salgado ganhou projeção nacional em 2014, quando Sabrina Sato, na época apresentadora de um programa nacional, veio até Teresina conhecer a “bomba gigante da Dodoia". A guloseima criada pela cozinheira, Célia Maria da Silva, serve até quatro pessoas. A mulher vende a iguaria até hoje na própria residência localizada no bairro Cabral, zona Norte da capital.

Conheça cinco curiosidades sobre a bomba, salgado típico do Piauí / Foto - Reprodução

5 - Livro sobre a história do salgado

A filha de Marlene, Maria José, revelou que pretende escrever um livro sobre toda a história da mãe, contando desde fatos ainda criança até os dias atuais. Maria quer ainda dar luz ao seu avô, o senhor foi arrendatário do Teatro 4 de Setembro e trouxe o cinema mudo, preto e branco, cinema falado e o colorido ao Piauí, uma familía pioneira.

Conheça cinco curiosidades sobre a bomba, salgado típico do Piauí / Foto - Acervo Pessoal



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES