Consórcio Ambiental retorna com coleta de lixo após 4 dias paralisado

As informações foram confirmadas ao Meionorte.com pelo presidente do Sindicato dos Empregados de Asseio e Conservação do Piauí (Seeacep), Jhonata Miranda.

Consórcio Ambiental retorna com coleta de lixo nesta segunda-feira (15) | Ascom PMT
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após quatro dias paralisado, o Consórcio Teresina Ambiental (CTA) retornou com a coleta de lixo na capital nesta segunda-feira (15). As informações foram confirmadas ao Meionorte.com pelo presidente do Sindicato dos Empregados de Asseio e Conservação do Piauí (Seeacep), Jonathas Miranda.

A paralisação ocorreu devido ao fim do contrato com a atual empresa e a abertura de processo licitatório para uma nova contratação. Jonathas afirmou que o pagamento realizado pela prefeitura está em dia, mas que a empresa não liberou os caminhões, por isso a coleta não foi realizada nos últimos quatro dias. 

Os bairros da Zona Sul como Vila Irmã Dulce, São Pedro, Cidade Nova e Monte Castelo foram os mais afetados segundo registros dos estragos. Durante a semana, moradores reclamaram à reportagem da falta de coleta nas casas e nas ruas da cidade. 

Segunda paralisação em um mês 

No dia 11 de abril, ocorreu uma reunião emergencial no Palácio da Cidade de Teresina, onde o prefeito Dr. Pessoa se encontrou com o seu secretariado e assessores para discutir a paralisação dos trabalhadores responsáveis pela limpeza urbana e coleta de lixo da cidade. A causa dessa paralisação foi o atraso no pagamento dos salários por parte do Consórcio Teresina Ambiental (CTA), contratado pela empresa Litucera para realizar esses serviços.

Devido a esse impasse, o prefeito teria determinado que a Procuradoria-Geral do Município (PGM) acione o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Justiça do Trabalho para solucionar essa situação e garantir que os trabalhadores recebam seus pagamentos em dia. 

“Convoquei meu secretariado para nessa reunião dar uma resolutividade para a situação da limpeza urbana de Teresina. Vamos acionar o Ministério Público do Trabalho para que os trabalhadores tenham seus direitos garantidos e o serviço de limpeza, que é essencial, volte a funcionar em nossa cidade”, declarou o prefeito na situação. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES