Exclusivo Criança denuncia estupro: Conselheiro é investigado por possível negligência no caso

A criança de 7 anos já tinha denunciado no início do ano, porém, o caso não foi adiante, havendo negligência por parte do Conselho Tutelar.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente diz que irá investigar | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a repercussão de uma criança de 7 anos procurar ajuda na Escola Municipal Clodoaldo Freitas, no bairro Pedra Mole, para denunciar que estava sendo estuprada pelo próprio tio, a Coordenadoria dos Direitos Humanos de Teresina se manifestou. Isso porque, a vítima já tinha denunciado no início do ano, porém, o caso não foi adiante, havendo negligência por parte do Conselho Tutelar.

A Rede Meio Norte apurou que em maio, a criança deu sinais da violência, mas o Conselho Tutelar não teria levado adiante a denúncia. A menina foi abusada novamente, e clamou, mais uma vez, ajuda aos professores. Há relatos de que ao menos 7 crianças teriam sido abusadas pelo homem, de 36 anos, que é parente.

Criança de 7 anos procura escola para denunciar estupros do tio em Teresina | FOTO: Arquivo

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Teresina (CMDCAT), André Santos, afirmou que recebeu a informação através da imprensa, e que se de fato for confirmada a negligência do conselheiro tutelar, que se ocultou da denúncia, este terá “suas punições”.

“Já acionei o Conselho Municipal, que é o órgão que fiscaliza, que atua para que o funcionamento dos conselheiros possam estar presentes. Vamos fazer uma revisão do colegiado para acompanhar esse caso, e se houve negligência do conselheiro tutelar, tem as suas punições, e aí nós aplicamos o que diz o regimento, o que diz a lei”, afirmou o presidente da CMDCAT, André Santos.

Questionado sobre o conselheiro que teria possivelmente cometido a falha no atendimento à criança em questão, André Santos disse que vai apurar a situação e a presidência tomará o “procedimento correto se houve alguma falha no atendimento” à vítima. 

“Nós já informamos ao colegiado do conselho da criança e do adolescnete para que a gente possa observar qual foi o conselheiro que fez o atendimento, como foi proferida essa denúncia, para que a gente possa tomar o procedimento correto se houve alguma falha no atendimento”, completa.

VÍTIMA DENUNCIA EM VÍDEO

Em vídeo obtido pela Rede Meio Norte, a criança de 7 anos conta a uma mulher o que o tio fazia com ela. Em alguns momentos, a vítima narra em um tom de voz triste e angustiada. Ao mesmo tempo, a mulher levanta palavras a fim de que a criança esclareça direitinho o que abusador fez.

“Ele pega nas minhas partes íntimas, aí eu não deixo. (Eu) não gosto disso, aí ele faz, ele lambe (as partes íntimas) e eu não gosto. Ele mete o negócio dele aqui (nas partes íntimas) (se a tia souber) ela nunca mais vai falar comigo (uma mulher a consola: “ela vai continuar amando você, continuar gostando de você, também? você não é culpada de nada não)”

CRIANÇAS DÃO SINAIS

Um professor da instituição, que preferiu não ser identificado, comentou o caso e afirmou que o acusado atraia as vítimas por meio de jogos.  Ele ainda relatou que assim que tomou ciência, não pôde se omitir e levou o caso adiante. Por fim, o docente alertou que todos devem prestar atenção, pois “as crianças dão sinais de alguma maneira”.

“Ela chegou relatando novamente que foi mais uma vez assediada e nós decidimos agir diante dos fatos. Nós já nos apresentamos ao Ministério Público, com ela já é a terceira criança, e tivemos ciência de outras duas, mas ainda nada concreto, mas de certo, 3 crianças já foram vítimas desse abusador. Então o que fica para gente de experiência é que esse tipo de pessoa, esses aliciadores não têm uma cara, eles não têm uma identidade que a gente pode olhar e julgar, às vezes são pessoas que estão próximas no convívio social. Temos que estar atentos, as crianças dão sinais de alguma maneira, e espero que dessa vez ele não passe despercebido”, disse o professor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES