Defesa de Janaina Bezerra pede novo julgamento: “jurados não entenderam ”

Apesar de ser condenado a mais de 18 anos, a qualificadora de feminicídio foi rejeitada pelos jurados.

Defesa de Janaina Bezerra pede novo julgamento. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após um ano do assassinato da estudante Janaína Bezerra, estuprada e morta em uma sala de estudos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no dia 28 de janeiro do ano passado durante uma calourada, a família ainda segue na luta pela condenação de Thiago Mayson, acusado de cometer o crime. 

Isso porque ele foi condenado por homicídio qualificado, estupro de vulnerável, vilipêndio de cadáver, fraude processual, porém a qualificadora de feminicídio foi rejeitada pelos jurados. O julgamento, presidido pelo juiz Antônio Reis de Jesus Nollêto, aconteceu no dia 29 de setembro após dois adiamentos. A defesa de Janaína não descarta novo julgamento para que o acusado responda pelo crime de feminicídio. 

A advogada de defesa da Família da Janaína, Florence Rosa, informou que conseguiram  “evidências robustas de que os jurados não entenderam o que foi perguntado” durante a votação feita pelo júri. Segundo ela, este será o “principal argumento para a anulação do julgamento”. 

“Nossa expectativa com o recurso é que o julgamento seja anulado, em razão dessa confusão dos jurados durante a votação. Da falta de compreensão do que estava sendo indagado a eles. Por essa razão, inclusive, que ele não foi condenado por homicídio qualificado e sim culposo. E que submetido a novo julgamento, dessa vez, os jurados possam ter a percepção do que está sendo perguntado e voltarem conforme o seu entendimento para que não haja, como foi da vez anterior, essa desclassificação de homicídio doloso para culposo”, disse a advogada de defesa ao reportér Matheus Oliveira da Rede Meio Norte.

O laudo do Instituto de Medicina Legal do Piauí revelou indícios de violência sexual contra Janaína e que a causa da morte foi um "trauma raquimedular [lesão na medula] por ação contundente". A jovem ainda foi estuprada mesmo após morta. O assassino chegou a fazer fotos da vítima durante o crime, enquanto ela estava sangrando.

MÃE DE JANAÍNA LAMENTA: “Vivo essa dor todos os dias”

O crime brutal chocou toda a população, e gerou repercussão nacional. Cheia de sonhos, Janaína deixa saudades e uma dor inconsolável para os familiares. A mãe da estudante, Maria do Socorro, afirma emocionada que não reviva a história, que causa nela além de revolta, muita tristeza. 

“Tenho muita saudade da filha, eu continuo com muita tristeza, eu vivo essa dor todos os dias, todo dia é como se fosse tudo de novo, aquele mesmo sofrimento. Eu tô aqui continuando minha vida, trabalhando, mas sempre com saudade, e tristeza, mas é assim que é a vida”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES