Assassino de Janaína Bezerra é condenado a 18 anos e seis meses de prisão

A sentença de 18 anos e seis meses será cumprida inicialmente em regime fechado.

Caso Janaína Bezerra: Thiago Mayson é condenado a 18 anos de prisão | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Thiago Mayson da Silva Barbosa foi condenado a 18 anos e 6 meses de prisão pela morte da estudante de jornalismo Janaína Bezerra, ocorrida em janeiro deste ano em uma sala da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Teresina. O julgamento, presidido pelo juiz Antônio Reis de Jesus Nollêto, teve início na sexta-feira (29) e encerrou por volta das 5h deste sábado (30) no Fórum Cível e Criminal Desembargador Joaquim de Sousa Neto.

A defesa de Thiago Mayson foi conduzida pelo advogado Ércio Quaresma, enquanto a sentença foi anunciada por Florence Rosa, advogada de acusação. Thiago foi condenado por homicídio qualificado, estupro de vulnerável, vilipêndio de cadáver, fraude processual, mas a qualificadora de feminicídio foi rejeitada pelos jurados. A família Janaína comunicou que vai recorrer.

A advogada Florence Rosa manifestou preocupação com a decisão dos jurados em relação ao feminicídio e disse que esperava uma pena de 70 anos devido à gravidade dos crimes cometidos por Thiago.

Leia Mais

“Ele foi considerado vulnerável, mas foi condenado por todos os delitos imputados na denúncia e não foi absolvido por nenhum deles. Entretanto, em relação ao feminicídio, a nossa percepção é de que houve uma confusão por parte dos jurados quanto à tese desclassificatória, essa é a nossa percepção. Em razão disso, vamos entrar com recurso. Esperávamos uma pena de 70 anos" disse a advogada de acusação Florence Rosa.

Durante o julgamento, vídeos e provas da investigação foram apresentados a um conselho de sentença composto por quatro homens e três mulheres. Do lado de fora, familiares de Janaína e representantes da Frente Popular de Mulheres aguardavam o desfecho do júri.

A mãe da vítima, Maria do Socorro, chegou a passar mal durante o julgamento.

DOIS ADIAMENTOS

O julgamento aconteceu depois de dois adiamentos, o primeiro estava marcado para 17 de agosto deste ano, mas foi adiado devido à falta de quórum, causada pela ausência de 12 testemunhas da UFPI. O caso foi então remarcado para o dia 1º de setembro,  mas o novo representante do réu, Ércio Quaresma, não compareceu à sessão. 

RELEMBRE O CASO

Investigações do Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) apontam que a jovem foi brutalmente estuprada e morta dentro de uma sala de estudo do curso de matemática da Universidade Federal do Piauí (UFPI) durante uma calourada, na madrugada de 28 de janeiro.

O homicídio qualificado envolveu o emprego de meio cruel, uma vez que a vítima morreu por asfixia e teve o pescoço quebrado, além da qualificação por feminicídio, devido à condição de mulher da vítima. Thiago Mayson alegou que teve um encontro com Janaína durante a festa e a convidou para uma sala de estudos do curso de Matemática, onde alega ter mantido relações sexuais consensuais com a vítima.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES