Descartado primeiro caso de gripe aviária no Piauí, afirma secretaria

Mesmo com casos negativos, a Sada, por meio da Adapi, segue atenta ao cenário e executa as ações de vigilância da Influenza Aviária

Descartado primeiro caso de gripe aviária no Piauí, afirma secretaria | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e a Agência de Defesa Agropecuária (Adapi) receberam os resultados dos exames realizados após o atendimento da notificação de suspeita de Influenza Aviária, no último dia 4 de agosto de 2023. Tratava-se de uma ave passeriforme, da espécie Andorinha Doméstica Grande, que foi encontrada caída no quintal de uma residência, em Teresina.

O animal foi recolhido por profissionais da Adapi, as amostras coletadas foram encaminhadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, em São Paulo (LFDA/SP), e o exame realizado apontou resultado negativo para a Influenza Aviária e Doença de NewsCatle.

“A ave apresentava dificuldade de voo e sintomas neurológicos, assim, a notificação foi enquadrada como caso suspeito de síndrome respiratória e nervosa das aves. A Adapi realizou a investigação da ocorrência com a coleta de amostra para diagnóstico laboratorial. A amostra foi encaminhada para diagnóstico no LFDA-SP e o resultado da análise descartou a ocorrência de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) e Doença de Newcastle, o resultado foi emitido no dia 10 de agosto de 2023. Desta forma, o Estado do Piauí permanece sem a ocorrência de focos de IAAP”, explica Cecília Guimarães, coordenadora do Programa Estadual de Vigilância Epidemiológica.

Mesmo com casos negativos, a Sada, por meio da Adapi, segue atenta ao cenário e executa as ações de vigilância da Influenza Aviária, visando a manutenção da sanidade do plantel avícola do Estado. O secretário Fábio Abreu reitera a importância das atividades de fiscalização em criações de aves e pontos de risco relacionados à sanidade avícola e a realização de atividades de educação sanitária, voltadas à conscientização e sensibilização da população e produtores em geral sobre as medidas de prevenção e imediata notificação de casos suspeitos à Sada/Adapi.

“A população pode ficar ciente de que a ave encontrada não estava com Influenza Aviária, mas para evitar a disseminação do vírus, recomendamos que os produtores de aves reforcem as medidas de biossegurança nas criações e que a população não se aproxime ou toque em aves doentes ou mortas. Ao observar qualquer caso suspeito, notifique imediatamente à Sada /Adapi para que um médico veterinário treinado realize a coleta de amostra e investigação”, ressalta o secretário.

Recomendações

A Sada, por meio da Adapi, orienta aos produtores e à população em geral que, caso verifique qualquer ave com sintoma neurológico (com dificuldade de voo e falta de coordenação motora) ou respiratório (edema na cabeça, espirros e tosses), não se deve tocar ou fazer coleta de amostra. Notifique a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária e a Agência de Defesa Agropecuária para que um profissional devidamente treinado possa fazer a coleta de amostra e a investigação da ocorrência.

Medidas de biossegurança e de boas práticas de produção também são importantes, como o uso de telas de proteção para evitar a entrada de aves silvestres na criação. Em granjas, os produtores devem estar atentos ao controle da entrada de pessoas, realizar a desinfecção de veículos, orientar os funcionários para que realizem a troca de roupa no início e final do expediente e que todos sejam preparados para a pronta notificação em caso de identificação de qualquer ave com sintoma neurológico ou respiratório.

A população poderá entrar em contato através dos seguintes canais:

WhatsApp: (86)99462-1644

Site: http://www.adapi.pi.gov.br/contato.php

Telefone: 2222-1710

E-mail: epidemiologia@adapi.pi.gov.br / pesa@adapi.pi.gov.br

Ou presencialmente em uma das unidades de atendimento da Sada/Adapi.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES