Governo do Piauí decreta emergência zoosanitária para gripe aviária

Até agora, o Piauí não registrou nenhum caso confirmado da doença, mas decreto facilita o acesso a recursos.

Até agora, o Piauí não registrou nenhum caso de Gripe Aviária | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Piauí decretou estado de emergência zoosanitária devido à gripe aviária.A medida foi publicada na edição de sexta-feira, 28 de julho, do Diário Oficial do Estado e tem validade de 180 dias, seguindo a orientação do Ministério da Agricultura e Pecuária. 

A assinatura do documento contou com a participação do governador Rafael Fonteles, do secretário de Governo, Marcelo Nolleto, e do secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu. O Governo Federal já havia declarado emergência zoosanitária em todo o território nacional em 22 de maio.

Apesar de o Piauí ainda não ter registrado nenhum caso confirmado da doença, o secretário Fábio Abreu explicou que o decreto facilita o acesso a recursos e agiliza os atendimentos em casos suspeitos. Ele ressaltou a importância da medida para permitir a solicitação de recursos para o combate à doença. 

“Teremos facilidade de solicitar parte do montante de R$ 200 milhões já liberados pelo Governo Federal para os estados e assim investirmos em ações como a contratação de funcionários, compra de equipamentos e deslocamento de servidores”, explicou.

Até o último sábado (29), o Brasil confirmou 68 casos da doença em aves silvestres e dois focos em produção de subsistência, ou seja, em criações domésticas. Além disso, estão em andamento outras 12 investigações. No Piauí, a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) afirma que o consumo de carnes de frango e ovos permanece seguro, conforme atestado por instituições nacionais e internacionais de saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES