Dia de Finados: confira o que abre e o que fecha nesta quinta-feira (2)

Os bancos não abrem na quinta-feira, dia propriamente do feriado, mas na sexta-feira (3) o atendimento ao público nas agências ocorre normalmente.

Dia de Finados: confira o que abre e o que fecha nesta quinta-feira (2) | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O feriado de Finados é celebrado nesta quinta-feira (2), data que marca o primeiro de três feriados em novembro. Como ele é instituído feriado nacional, vários orgãos públicos, empresas privadas e agências bancárias fecham suas portas. 

Os bancos não abrem na quinta-feira, dia propriamente do feriado, mas na sexta-feira (3) o atendimento ao público nas agências ocorre normalmente. Na B3, a bolsa de valores brasileira, não há pregão na quinta e o mercado reabre normalmente também na sexta-feira.

Bancos

Agências bancárias não abrem para atendimento ao público na quinta-feira. Caixas eletrônicos e áreas de autoatendimento estão disponíveis para saques e depósitos, além de transferências e pagamento de contas.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) esclarece que, normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Mas caso isso não ocorra, contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento em 2 de novembro poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte ao feriado, ou seja, na sexta-feira (3).

Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado), acrescenta nota da Febraban.

A entidade recomenda que, para maior comodidade e conveniência, os clientes e o público em geral podem evitar o comparecimento presencial nas agências bancárias utilizando os canais digitais dos bancos, como internet banking e atendimento telefônico.

Bolsas

No dia 2, não haverá negociação nos mercados de renda variável, renda fixa , ETFs e derivativos , bem como no mercado de empréstimo de ativos, na B3.

Também não há negociação no mercado de títulos públicos federais nem de Tesouro Direto.

Todas as operações voltam na sexta-feira (3). O pregão regular ocorre das 10h às 17h.

A Bolsa de Nova York (NYSE) e a Nasdaq operam normalmente na quinta-feira, com horário de funcionamento do pregão das 10h30 às 17h (horário de Brasília), assim como as bolsas europeias, entre 3h e 12h30 (de Brasília).

Serviços públicos

Como o Dia de Finados é um feriado previsto por lei federal, no dia 2, serviços públicos fecham ou funcionam com horários reduzidos. As exceções são as redes de saúde estaduais para atendimento às urgências e emergências em prontos socorros, setores de internação e centros cirúrgicos

Trabalhadores celetistas com expediente no feriado - casos daqueles em áreas de serviços essenciais, por exemplo - têm direito ao pagamento adicional de 100% proporcional ao número de horas trabalhadas ou a folgas compensatórias.

Outros serviços

As agências dos Correios e as casas lotéricas também fecham na quinta-feira e reabrem na sexta

Comércio no Piauí

O Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas/PI) comunicou que as lojas dos bairros e do Centro de Teresina estarão fechadas nesta quinta-feira (2), Dia de Finados.

Shoppings

Teresina Shopping

Lojas: 14h às 22h

Espaço Família: 12h às 20h

Big Bompreço: 8h às 22h

Lojas de alimentação e parque: 10h às 22h

Cafeterias: 12h às 22h

Smartfit: 8h às 17h

Riverside Shopping

Praça de alimentação e parque infantil: 10h às 22h

Lojas e quiosques: 9h às 21h

Academia: 8h às 14h

Padaria: 7h às 22h

Clínicas e consultórios: fechados

Supermercado: 8h às 22h

Shopping Rio Poty

Lojas e quiosques: 10h às 22h

Lazer e alimentação: 10h às 22h

Parques: 14h às 22h

Bodytech: 9h às 14h

Espaço da Cidadania: fechado

Cinépolis: 13h30 às 22h30

Bio Análise: 6h30 às 18h30

Loteria: 12h às 18h

Sicredi: fechado

Cafeterias: 10h às 22h



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES