Dom Juarez Marques recebe Pálio e reafirma comunhão com a Igreja de Roma

A insígnia é uma vestimenta litúrgica própria dos arcebispos, formada com uma faixa de lã branca com seis cruzes pretas de seda

Dom Juarez Marques recebe Pálio e reafirma comunhão com a Igreja de Roma | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste dia 29 de junho, Solenidade de São Pedro e São Paulo Apóstolos, o arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques, recebeu o Pálio Arquiepiscopal das mãos do Santo Padre, o Papa Francisco, durante a Santa Missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A insígnia é uma vestimenta litúrgica própria dos arcebispos, formada com uma faixa de lã branca com seis cruzes pretas de seda, usada em sinal de comunhão com a Igreja de Roma. 

Empossado no dia 25 de fevereiro de 2023, Dom Juarez Marques é o primeiro piauiense a assumir a sede metropolitana da Igreja Católica no Piauí. Este dia histórico da sua missão enquanto arcebispo representa, sobretudo, a grande responsabilidade em presidir a Arquidiocese de Teresina e cuidar com amor e sabedoria do rebanho que Deus o confiou. 

Dom Juarez Marques recebe Pálio e reafirma comunhão com a Igreja de Roma - Foto: Ascom

“É um sentimento profundamente eclesial e sinodal, já que o Pálio que será imposto no dia 15 de setembro na Catedral de Nossa Senhora das Dores, através do Núncio Apostólico, significa uma comunhão com o Papa Francisco e com a Igreja, já que nós temos uma relação de sinodalidade. Esse paramento também reforça a unidade que deve haver em nossa província eclesiástica de Teresina. Tudo isso é um momento de benção e de graça, vivenciando a experiência e construindo o Reino de Deus superando todas as adversidades”, disse Dom Juarez. 

O governador Rafael Fonteles, acompanhado de uma comitiva do estado do Piauí, marcou presença neste momento solene, e agradeceu a oportunidade de estar junto ao arcebispo nesta celebração importante. “Foi muito emocionante participar desta celebração no dia de São Pedro e São Paulo, e este foi um momento de agradecimento e de pedir orações a todo o povo piauiense”, externou o governador. 

Dom Juarez Marques recebe Pálio e reafirma comunhão com a Igreja de Roma - Foto: Ascom

Na Basílica de São Pedro, concelebraram com o Pontífice alguns dos 32 arcebispos nomeados no ano passado. Na solenidade, Papa Francisco exortou os fiéis a se inspirarem nos Apóstolos para crescer como Igreja do seguimento, como Igreja humilde que nunca dá por terminada a busca do Senhor, tornando-se simultaneamente uma Igreja aberta, que encontra a sua alegria não nas coisas do mundo, mas no anúncio do Evangelho ao mundo. 

Dom Juarez Marques retorna para a Arquidiocese de Teresina trazendo a insígnia, e no dia 15 de setembro o Núncio Apostólico, Dom Giambattista Diquattro, preside a celebração de imposição do pálio na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores.

(Com informações da Arquidiocese de Teresina)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES