Duas pessoas morreram em decorrência da Covid-19 na 1ª semana de 2024 no Piauí

Nesta quarta-feira (10), o Comitê de Operações Emergenciais (COE) deve se reunir para discutir novas medidas

Duas pessoas morrem em decorrência da Covid-19 na 1ª semana de 2024 no Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Duas pessoas morreram em decorrência da Covid-19 na primeira semana de 2024, segundo dados do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). As vítimas foram: uma pessoa de 85 anos, da cidade de Buriti dos Lopes, que sofria de uma cardiopatia e uma pessoa de 62 anos, da cidade de Agricolândia, que era hipertensa.

O aumento dos casos de óbitos, que vem ocorrendo desde outubro, fez com que o Governo do Piauí reforçasse os cuidados. Um dado preocupante é que cerca de 80% da população está com o reforço da vacina bivalente atrasado. Nesta quarta-feira (10), o Comitê de Operações Emergenciais (COE) deve se reunir para discutir novas medidas.

Em dezembro de 2023, a prefeitura de Teresina tornou novamente obrigatório o uso de máscaras em todos os serviços de saúde, devido ao aumento do número de casos positivos para a Covid-19. Na primeira semana de janeiro de 2024, o COE, durante reunião, discutiu o novo calendário de vacinação e reforçou a manutenção dos cuidados para evitar a propagação do vírus. Outra medida tomada na reunião, foi o aumento dos leitos para tratamento da Covid-19.

O COE elaborou uma cartilha com orientações importantes para a população e poder público. As principais são: uso de máscaras em locais fechados, mal ventilados e com aglomerações. Em serviços de saúde, o uso de máscaras é obrigatório, especialmente para pessoas com sintomas gripais, casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, e para grupos de maior risco, como idosos e imunossuprimidos.

Gestantes, idosos e imunossuprimidos são aconselhados a continuar utilizando máscaras em qualquer ambiente. Outra orientação de grande importância é que a população mantenha a higiene das mãos, seja com água e sabão ou álcool a 70%, como medida eficaz na prevenção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES