Eclipse solar anular será visível em todo o Brasil: veja o horário no Piauí

A população do Piauí será ainda mais privilegiada, já que em algumas cidades do estado o evento pode ser visto no seu auge.

Eclipse solar anular será visível em todo o Brasil. | Unoplash
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na tarde deste sábado (14), os brasileiros irão presenciar um grande fenômeno: o Eclipse Anular do Sol, onde a Lua na fase nova se apresentará bem alinhada com o Sol e Terra, formando um “anel de fogo”. A população do Piauí será ainda mais privilegiada, já que em algumas cidades do estado o evento pode ser visto no seu auge, com cerca de 90%. 

Segundo o Observatório Nacional, a faixa central da penumbra passará por todo o Piauí, porém Oeiras, Valença do Piauí, Picos e Fronteiras, serão os grandes destaques. Em Teresina o fenômeno está previsto para iniciar às 15h18, com o seu máximo às 16h41. Em Picos, irá começar por volta das 16h41, atingindo o máximo às 16h43, finalizando às 16h46. 

Faixa que será privilediada pelo fenômeno./ Foro: timeanddate

Em diversas regiões do estado do Piauí, o sol será encoberto em cerca de 80%, criando uma semelhança com o aspecto de uma lua nova. Esse evento está agendado para ocorrer entre as 15h15 e às 17h30, aproximadamente, com o pôr do Sol. O observatório Nacional irá fazer uma transmissão ao vivo do evento. Na Capital, outra opção é o planetário da Universidade Federal do Piauí no campus Petrônio Portella, em Teresina, no espaço Rosa dos Ventos, onde fica a Biblioteca Central Carlos Castelo Branco.

CUIDADOS ESPECIAIS PARA PRESTIGIAR O ECLIPSE

Não se deve olhar diretamente para o Sol sem a proteção adequada, caso contrário os danos à retina serão irreversíveis. Conforme o observatório, há duas maneiras seguras de se acompanhar um eclipse solar usando uma luneta ou telescópio óptico (ambos com um filtro solar astronômico instalado na objetiva/abertura frontal): (i) por projeção ocular num anteparo opaco, (ii) por visualização numa ocular.

Folheto informativo./Foto: Reprodução Observatório Nacional

 O evento vai ser visível como parcial em todo o Brasil, sendo as regiões Norte e Nordeste do país as mais privilegiadas para observar. 

ESTADOS QUE VÃO PODER VER O FENÔMENO COMPLETO:

  • Amazonas
  • Pará
  • Maranhão
  • Piauí
  • Ceará
  • Tocantins
  • Paraíba (a capital João Pessoa está na faixa)
  • Pernambuco
  • Rio Grande do Norte (a capital Natal está na faixa)

O último eclipse anular do Sol ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível do Brasil. No ano que vem teremos um eclipse total do Sol visível como total nos Estados Unidos e depois teremos em 2 de outubro um eclipse anular do sol visível como anular no extremo sul da América do Sul. Somente em 6 de fevereiro de 2028 haverá um outro eclipse anular visível no Brasil e a faixa de anularidade passará somente pela região norte brasileira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES