Edital do concurso da FMS deve ser divulgado ainda neste semestre

No programa Banca de Sapateiro , o presidente da FMS disse que o concurso está atualmente na última etapa de organização da banca examinadora

Ítalo Costa, presidente da FMS | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O edital do concurso público da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina deve ser divulgado ainda neste semestre. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (5) pelo presidente do órgão, o médico Ítalo Costa, em entrevista para o programa Banca de Sapateiro, apresentado pelo jornalista Arimatea Carvalho. A previsão é que as inscrições comecem este ano.

O presidente da FMS declarou que o concurso está atualmente na última etapa de organização da banca examinadora. “O concurso está em fase avançada, que é a fase de finalização da banca. Estamos aguardando junto à comissão do concurso a definição da banca e, posteriormente, iremos dar uma data para o lançamento do edital, o qual deverá ocorrer ainda neste quadrimestre”, declarou o médico.

Arimatea Carvalho entrevista o presidente da FMS, Ítalo Costa (Foto: Raissa Morais)

A quantidade de vagas e os cargos disponíveis ainda não foram revelados, porém, Ítalo Costa afirma que o concurso está previsto para abraçar todos os setores da FMS. Além das especialidades em saúde, o edital incluirá oportunidades para áreas de apoio administrativo.

“É um concurso amplo, que envolve não apenas as áreas de medicina, mas também outras áreas assistenciais, além da parte administrativa”, falou.

Em setembro do ano passado, o Ministério Público do Piauí (MPPI) conduziu uma audiência para avaliar o progresso do concurso público destinado ao preenchimento de vagas para a FMS da capital. Esta audiência foi realizada pela 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, a qual foi iniciada pelo promotor Eny Marcos Vieira Pontes. Na época, ele afirmou que a pasta não realiza um concurso público há mais de 10 anos.

Desafios à frente

Ítalo Costa é o quarto nome a assumir a direção da Fundação Municipal de Saúde (FMS) da capital durante a gestão do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Podemos). Sua nomeação foi anunciada por meio de decreto, publicado no Diário Oficial do Município em 9 de janeiro.

Esta mudança ocorre em um momento crítico para o órgão, com vereadores solicitando uma auditoria nas contas, insatisfação dos servidores e greves de médicos e outros profissionais da saúde que trabalham no município.

Ítalo, que anteriormente ocupava o cargo de diretor do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), é reconhecido como um gestor jovem e habilidoso, com capacidade para resolver crises que se arrastam há anos na pasta da saúde. Quando questionado sobre quando a população começará a perceber melhorias nos serviços de saúde, ele afirmou que até o final deste semestre ligeiras mudanças já serão evidentes.

"Desde que assumimos a presidência da FMS, a convite do prefeito Dr. Pessoa, estamos concluindo um diagnóstico completo da situação para apresentarmos ao Prefeito. Este diagnóstico já inclui ações efetivas que serão propostas e discutidas até junho", explicou. 

"Nosso objetivo é executar essas ações o mais rápido possível. Esperamos fornecer retornos significativos à população em relação à saúde do município até o mês de março. Nossa meta é entregar esse relatório no prazo estabelecido e já começar a sentir as mudanças acontecendo ainda no primeiro semestre. São mudanças sensíveis e a entrega de resultados é esperada até o final de março", completou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES