Eleições Suplementares em São Lourenço do Piauí ocorrem no próximo domingo

O município conta com 4.948 eleitoras(es) distribuídos em 9 locais de votação, 5 na área urbana e quatro na Zona Rural

Eleições Suplementares em São Lourenço do Piauí ocorrem no próximo domingo | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No próximo domingo, dia 6, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e o Cartório da 13ª Zona Eleitoral do estado realizarão Eleições Suplementares no município de São Lourenço do Piauí. São Lourenço está localizado a aproximadamente 550 km de Teresina, Termo Judiciário da 13ª Zona. Nessa eleição, os eleitores irão escolher os novos ocupantes dos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito. 

O novo pleito decorre de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que em julgamento conjunto dos agravos em recursos especiais 0600001-52.2021.6.18.0013 e 0600477-27.2020.6.18.0013, ocorrido em 11.04.2023, deu provimento a ambos os recursos para julgar procedentes os pedidos formulados na representação por captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e na Ação de Impugnação de Mandato Eletivo - AIME, determinando a cassação dos diplomas do prefeito e do seu vice, eleitos em 15.11.2022, Biraci Damasceno Ribeiro (PSD) e Valdeci Paes de Castro (PSB), e a aplicação de multa. 

Em virtude da Decisão da Corte Superior, em Brasília – DF, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Lourenço do Piauí assumiu o Executivo Municipal até a posse dos novos mandatários eleitos em 06.08.2023. Para esta nova eleição, concorrem a coligação “São Lourenço em Boas Mãos”, formada pelos partidos PSD e PP, com os candidatos a Prefeito e Vice, Thiago Damasceno Ribeiro Santana e Wallacy Rangel de Oliveira Paes Damasceno; e a Federação “Brasil da Esperança – Fé Brasil”, composta pelos partidos PT, PC do B e PV, com os candidatos a Prefeito e Vice, Raimundo Nonato de Sousa Marques e Marcelo Ribeiro de Oliveira. 

O município conta com 4.948 eleitoras(es) distribuídos em 9 locais de votação, 5 na área urbana e quatro na Zona Rural, com 16 seções eleitorais com quatro seções agregadas. Foram convocados 64 mesárias(os), 10 coordenadores de acessibilidade, além de mobilizados três servidores efetivos da Justiça Eleitoral, dois da Sede do TRE-PI e outro lotado no Cartório Eleitoral, três servidores requisitados e um terceirizado (agente cartorário). O TRE-PI enviou ao local 24 urnas eletrônicas. 

A transmissão dos resultados obtidos das mídias extraídas das urnas eletrônicas de votação e a conferência dos materiais vindos das seções (Zerésimas, Atas de Seção, Cadernos de Votação) será feita publicamente na Câmara Municipal de São Lourenço do Piauí. A sede do Cartório da 13ª Zona Eleitoral, em São Raimundo Nonato, também estará a postos para a transmissão de resultados ao TRE-PI. 

(Com informações do TRE-PI)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES