Em Teresina, estudantes apresentam projeto de ciências que pode transformar o futuro

Alunos exibiram suas produções acadêmicas em uma variedade de projetos e atividades que envolveram ciências, tecnologia, engenharia, matemática e arte na Steam Fair

Estudantes apresentam projeto de ciências que pode transformar o futuro | Ananda Soares
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

"Além da importância para a nossa aprendizagem, o projeto nos encaminha para algo muito mais bonito, que é ajudar as pessoas no futuro", pontua a estudante Júlia Guimarães, de 12 anos. "Saber que podemos tratar a água e procurar outros meios para o  planeta não chegar ao seu limite, é importante para todos nós", completa Pedro Leal, de 15 anos. 

Ambos são estudantes da Great International School, colégio localizado na zona Leste de Teresina, e apresentaram neste sábado (11), ao lado de Gabriel Souza, Valentina Buchert, Gustavo Burlamaqui Gonçalves Melo e Maria Valentina Miranda, um projeto que pode contribuir para uma melhor distribuição de água potável para a população que sofre com a escassez. 

Estudantes apresentam projeto de ciências que pode transformar o futuro (Foto: Ananda Soares)

A iniciativa integrou a programação da Steam Fair, mostra científica produzida pelas turmas do G6 ao G10 da Great. Os alunos exibiram suas produções acadêmicas em uma variedade de projetos e atividades que envolveram ciências, tecnologia, engenharia, matemática e arte. 

Em uma mesa, os seis estudantes distribuíram os materiais utilizados no projeto científico, dividido em duas etapas: um pensado para transformar água salgada em água doce e outro criado com o intuito de transformar água imprópria em um recurso utilizável no dia a dia.

O projeto foi realizado com materiais economicamente mais acessíveis (Foto: Ananda Soares)

Na primeira etapa, eles utilizaram  uma cuscuzeira para transformar água salgada em água doce, com o intuito de torná-la segura para o consumo humano ou agrícola. Durante o experimento, eles mostraram ao público que o sal da água é capaz de cristalizar no fundo da panela, enquanto a água doce se apresenta na tampa da cuscuzeira. Esse método, além de eficaz, demonstrou ser econômico.

Já na segunda etapa do projeto, o grupo utilizou um galão de água de 20 litros, preenchido com areia fina e um tecido para coar a água. Eles fizeram furos no fundo do recipiente e criaram uma solução prática para transformar água imprópria em um recurso utilizável no dia a dia.

Em Teresina, estudantes apresentam projeto de ciências que pode transformar o futuro (Foto: Ananda Soares)

A inspiração para esse projeto veio do pai de Valentina Buchert, Lutz Buchert, CEO da empresa alemã Pflanzenkläranlagen, especializada em processos de despoluição da água. "Quando surgiu a oportunidade de participar de uma feira de ciências, decidimos alinhar o projeto com os tópicos da Agenda Global da ONU, no 14º objetivo: Conservação e Uso Sustentável dos Oceanos, dos Mares e dos Recursos Marinhos para o Desenvolvimento Sustentável", explicou Gustavo. Maria Valentina complementou, afirmando que, ao utilizar materiais reutilizáveis, conseguiram manter os custos baixos, oferecendo uma alternativa sustentável para comunidades mais necessitadas.

O tripé da educação nacional, composto por ensino, pesquisa e extensão, foi aplicado ao longo da manhã na Great, conforme destaca o professor Leonardo Francisco Lopes de Oliveira, professor de história. "Nós trabalhamos o ensino formal e o ensino ligado a metodologias ativas na sala de aula e estamos aplicando aqui um projeto e podendo estendê-lo para outros investimentos." 

Os alunos apresentaram os trabalhos aos visitantes da Steam Fair (Foto: Ananda Soares)

Na Steam Fair, a feira científica realizada, a ênfase foi na sustentabilidade, seguindo as metas do milênio da Organização das Nações Unidas (ONU), a agenda 2030, abordando questões como a diminuição de poluentes, combustíveis fósseis e melhorias na qualidade de vida urbana e rural. O grupo orientado por ele decidiu trabalhar com a dessalinização e melhoramento de solo para reaproveitar práticas ligadas à agricultura e reduzir as extrações diretas de lençóis freáticos.

Público pôde assistir ao experimento (Foto: Ananda Soares)

Pedro Leal, um dos estudantes que contribui no trabalho, acredita que esse tipo de ensino traz um benefício que será perpetuado por ele e pelos demais componentes. "Esse projeto foi bastante interessante para o desenvolvimento não só do nosso grupo, mas para toda a escola, porque isso vai ajudar mais gente". Ele aponta diversas formas de reutilizar a água filtrada, como usar na horta, para plantio e rega. A dessalinização, segundo ele, é uma técnica simples e de baixo custo, podendo beneficiar pessoas que não têm condições de comprar água filtrada.

"É a primeira Steam Fair que a gente faz na Great e eu achei uma experiência muito legal porque estaremos conseguindo ajudar em um futuro bem próximo as pessoas que não têm tanto acesso à água como a gente. É algo muito interessante e instigante de fazer”, conclui Júlia Guimarães.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES