Emergência do HUT já salvou quase 30 mil vidas somente neste ano

O HUT realizou mais de 30.500 mil atendimentos em 2023

Emergência do HUT já salvou quase 30 mil vidas em 2023 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mantido pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) entre Janeiro e Junho de 2023, já salvou mais de 29.861 vidas. A unidade de saúde , que tem 375 leitos divididos em terapia intensiva e enfermarias, já realizou mais de 30.500 mil atendimentos neste ano, que resultaram em 7.758 cirurgias, 10.672 internações, e 73.821 mil exames realizados.

A atenção dedicada ao atendimento do politraumatizado é fundamental para garantir um prognóstico favorável ao paciente. Na unidade de saúde, diversos casos são frequentemente atendidos, incluindo acidentes envolvendo motociclistas, urgências oftalmológicas, fraturas causadas por quedas, ferimentos por armas brancas e de fogo, além de crianças com corpos estranhos e mal súbitos decorrentes de uma variedade de causas, desde arritmias cardíacas até condições mais sérias, como infarto e AVC 

Este ambiente ágil de atendimento é exemplificado pela existência da "Sala de Trauma Avançado" e da "Sala Vermelha", espaços projetados para oferecer cuidados abrangentes devido à rapidez e à frequência do acompanhamento dos pacientes. Esses locais são especialmente preparados para receber casos extremamente graves, nos quais os pacientes são estabilizados, contando com a integração de todo o sistema de atendimento, incluindo equipes de intensivistas, diagnósticos e centro cirúrgico. Essa integração ocorre desde o momento do resgate do paciente pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). 

Diariamente, as equipes multidisciplinares do HUT atendem pacientes de alta complexidade, ou seja, atendimento aos casos que comprometem a vida e a integridade da saúde. A maioria chega em extrema gravidade, e sai do hospital com vida. "Nosso dom é salvar múltiplas vidas em mais de 15 especialidades médicas, e todos

nossos profissionais abraçam essa missão", ressalta o médico Anderson Dantas, diretor geral.

HUT alerta para perigo de acidentes com crianças durante férias escolares

Somente em 2023, 4.947 crianças e adolescentes de 0 a 14 anos deram entrada no pronto-socorro do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), o que representa um crescimento de 21% comparado ao mesmo semestre do ano anterior.

Dados da Unidade de Estatística do HUT mostram que 42% das crianças chegam pela emergência pediátrica, 24% através do serviço de otorrinolaringologia e 22% são fraturas e vão direto para a urgência ortopédica. Os principais motivos são: quedas, inalação ou ingestão de objetos estranhos, dores abdominais, causalidades no trânsito. queimaduras, intoxicações e afogamentos são menos frequentes, mas também ocorrem e costumam ser graves, detalha a pediatra da emergência infantil, Aiana Camila.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES