HUT alerta para perigo de acidentes com crianças durante férias escolares

Somente em 2023, 4.947 crianças e adolescentes de 0 a 14 anos deram entrada no pronto socorro do Hospital de Urgência de Teresina

4.947 crianças e adolescentes de 0 a 14 anos deram entrada no pronto-socorro | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Somente em 2023, 4.947 crianças e adolescentes de 0 a 14 anos deram entrada no pronto-socorro do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), o que representa um crescimento de 21% comparado ao mesmo semestre do ano anterior.

Dados da Unidade de Estatística do HUT mostram que 42% das crianças chegam pela emergência pediátrica, 24% através do serviço de otorrinolaringologia e 22% são fraturas e vão direto para a urgência ortopédica. Os principais motivos são: quedas, inalação ou ingestão de objetos estranhos, dores abdominais, causalidades no trânsito. queimaduras, intoxicações e afogamentos são menos frequentes, mas também ocorrem e costumam ser graves, detalha a pediatra da emergência infantil, Aiana Camila.

Mesmo sob supervisão de um adulto, acidentes com crianças e adolescentes são comuns e o período de férias escolares pode representar uma temporada de grandes riscos de acidentes para elas. “Caso a criança apresente algum sinal de alerta como: vômitos repetidos, desmaio, crises convulsivas, rebaixamento de consciência, você deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo”, alerta Aiana.

Leia Mais

O HUT possui serviço de sobreaviso em cirurgia pediátrica para atender casos de urgência que requerem avaliação especializada, como apendicites e outros quadros similares. Esse serviço atua em coordenação com a Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A emergência infantil do hospital conta com um pronto atendimento, uma sala de observação, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 34 leitos clínicos, todos especificamente destinados para atender pacientes com idade compreendida entre 30 dias e 14 anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES