Empresária que escravizou jovem por 15 anos vai para prisão domiciliar

Segundo a decisão do magistrado, Francisca Danielly terá que usar tornozeleira eletrônica

Francisca Danielly Mesquita Medeiros | Reprodução-Redes Sociais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O desembargador Sebastião Ribeiro Martins, do Tribunal de Justiça do Piauí, concedeu nesta terça-feira (6) prisão domiciliar para a empresária e fisioterapeuta Francisca Danielly Mesquita Medeiros, que é acusada de manter a afilhada Janaína dos Santos Ferreira, 27 anos, em cárcere privado e situação análoga à escravidão por 15 anos.  Ela foi presa no dia 23 de maio em sua residência no bairro Ilhotas, zona Sul de Teresina. 

O advogado Paulo Germano Martins Aragão, que defende a acusada, ingressou com habeas corpus com um pedido de liminar e que foi acatado pelo magistrado. A empresária terá que usar tornozeleira eletrônica e deverá comparecer periodicamente em Juízo. 

Leia Mais

Um dos fatores que levou à decisão da prisão domiciliar foi o fato de Francisca Danielly ser mãe de duas crianças, sendo uma delas portadora de transtorno do espectro autista, e ela é a única que assume as obrigações com os cuidados dos filhos. 

''Apesar de graves os fatos criminosos supostamente perpetrados pela paciente, observa-se que, na atual conjuntura, sua prisão domiciliar atende melhor aos direitos da criança, sendo obrigação do Estado tornar efetivo o direito dos menores ao seu desenvolvimento físico, mental, espiritual, moral e social'',  diz um trecho da decisão. 

Janaina foi mantida em situações análogas à escravidao, cárcere privada e maus-tratos por 15 anos em Teresina 

“Nesse sentido, torna-se mister a apreciação do pedido de conversão da prisão preventiva em domiciliar, em obediência ao princípio da proteção integral e da prioridade absoluta da criança. Isto se justifica na medida em que averigua-se, pelo que consta nos autos, que a paciente é a única que assume as obrigações com os cuidados e afazeres das crianças”, decidiu o magistrado. 

Francisca Danielly Mesquita Medeiros foi indiciada pela Polícia Civil pelos crimes de sequestro e cárcere privado, tortura e condição análoga à escravidão. No dia 26 de maio, ela teve sua prisão temporária convertida em preventiva.

''Cena triste e lamentável'

Em entrevista ao Jornal da Tarde,  no dia 2 de junho, o Delegado Odilo Sena, titular do 6º Distrito Policial de Teresina, afirmou que o caso de Janaína dos Santos Ferreira já teve duas investigações que não foram levadas à frente. Ele relata ainda que a cena triste e lamentável, foi esquecida e que uma parte da culpa são das próprias instituições do Poder Público.

“Ontem no final da tarde finalizamos o apurado do caso que envolve as ações e omissões da empresária. Foi uma cena lamentável, triste, a gente estava vivendo com isso há pelo menos 2 ou 3 semanas. Tivemos muito cuidado, cautela, ela é uma pessoa conhecida, tem uma empresa, todo um conhecimento das pessoas, da sociedade, é conhecida e tinha livre acesso a gabinete de políticos. A família dela tem uma estrutura política, jurídica, de proteção, de superioridade quando comparada àquelas pessoas que moram na região”, explica o delegado.  

ENTENDA O CASO

Janaína dos Santos Ferreira, 27 anos foi resgatada no dia 23 de maio pela Polícia Civil após ser mantida em cárcere privado e em situação análoga à escravidão por 15 anos em uma residência no bairro Ilhotas, Zona Sul de Teresina. Francisca Danielly Mesquita Medeiros, servidora pública, ex-candidata a deputada federal no Piauí e madrinha da vítima foi presa no mesmo dia do resgate.

O delegado Odilo Sena, responsável pela investigação do caso, informou que a vítima era submetida a trabalho análogo à escravidão desde os 12 anos, quando ela foi entregue pelos pais para passar a Semana Santa com Francisca Danielly. Anteriormente, a jovem residia com a família no município de Chapadinha (MA).

A vítima era agredida, humilhada e obrigada a limpar a casa e cuidar dos dois filhos da suspeita, sendo um deles autista. No dia em que foi resgatada, a jovem mostrou aos policiais alguns hematomas decorrentes das agressões de Danielly.

  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES