Equatorial Piauí entrega obras do projeto Piauí Iluminar em Hugo Napoleão

O projeto tem como objetivo levar energia às comunidades rurais do estado.

Equatorial Piauí entrega obras do projeto Piauí Iluminar em Hugo Napoleão. | Equatorial Piauí
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Equatorial Piauí realizou nesta terça-feira (1), no município de Hugo Napoleão, a entrega oficial do projeto Piauí Iluminar, que tem o intuito de levar energia elétrica às comunidades rurais situadas em regiões remotas no estado do PI. Com um investimento de mais de R$ 47 milhões apenas este ano, o projeto beneficiou 1772 famílias piauienses levando energia elétrica e garantindo o direito a qualidade de vida. 

O projeto também faz parte do Programa Luz Para Todos (PLPT), do governo federal. O Sistema Individual de Geração de Energia Elétrica com Fonte Intermitente (SIGFI), utilizado nas residências dos novos clientes da Equatorial Piauí, utiliza energia solar como fonte de geração, e é composto por painéis solares, banco de bateria, controlador e inversor.  

Equatorial Piauí entrega obras do projeto Piauí Iluminar em Hugo Napoleão/ Foto: Divulgação

O sistema Solar funciona de forma totalmente automática, com um painel solar que carrega a bateria durante o dia. Já o controlador de carga, gerencia o nível de carregamento da bateria e o inversor controla se a energia utilizada pelo cliente está dentro dos limites aceitáveis do sistema. É um sistema completo de geração de energia que vai possibilitar aos usuários mais qualidade de vida com a chegada da energia elétrica às suas residências.

“Esse é mais um projeto do Grupo Equatorial buscando levar energia de qualidade, para onde é necessário ser levado. Aqui no Piauí nós temos um desafio muito grande que é levar energia através do Programa Luz Para Todos. Só esse ano, nós vamos contemplar mais de 7 mil famílias e esse é um trabalho que não para. Esse ano é o de maior investimento no PLPT desde que chegamos no Estado e vamos continuar fazendo cada vez mais”, ressalta Hélio Rafael, presidente da Equatorial Piauí.

Equatorial Piauí entrega obras do projeto Piauí Iluminar em Hugo Napoleão/ Foto: Divulgação

Cada família beneficiada tem uma disponibilidade mensal garantida de, no mínimo, 60 kwh/mês, que podem ser utilizados em dispositivos de iluminação, comunicação e refrigeração. Em todo o estado, 93 municípios receberam instalações do Piauí Iluminar. Em Hugo Napoleão, município que sediou o evento de entrega do projeto, 15 famílias da comunidade Riacho foram beneficiadas com a chegada da energia, além de outras 30 de localidades do entorno de município.

“Eu quero agradecer muito pelas pessoas que estão aqui. Eu creio que a mesma emoção que eu to sentindo nessa manhã, eles também estão. Porque assim como eu, eles também não tinham energia. Hoje também quero dedicar esse momento à minha vizinha, que não se encontra mais aqui, mas que era o sonho dela que a energia chegasse”, conta Maria Vilani, umas das beneficiadas pelo projeto.

Equatorial Piauí entrega obras do projeto Piauí Iluminar em Hugo Napoleão/ Foto: Divulgação

Além da chegada da energia, 18 famílias da comunidade Riacho foram contempladas pelo programa E+ Geladeira Nova da Equatorial Piauí, que troca geladeiras antigas por novas e que consomem menos energia.

O prefeito de Hugo Napoleão, Luciano Filho, também esteve presente no evento e agradeceu o esforço da Distribuidora em levar energia para as comunidades mais afastadas. “É com muita alegria que estamos aqui recebendo hoje, a Equatorial Piauí com esse belíssimo projeto. A chegada da energia é um sonho antigo das pessoas que moram aqui e eu agradeço por Hugo Napoleão está inserido nos 93 municípios inicialmente contemplados com essa forte parceria”, destaca. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES