Equatorial Piauí reforça as dicas de segurança para evitar curto-circuito

O curto-circuito é um risco à segurança e pode causar incêndios, danos elétricos e até acidentes fatais

Equatorial Piauí reforça dicas de segurança para evitar curto-circuito | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em todo imóvel, seja residencial ou comercial, é fundamental ficar atento aos cuidados quando o assunto é energia elétrica. O curto-circuito é um risco à segurança e pode causar incêndios, danos elétricos e até acidentes fatais. Aparelhos usados de maneira errada ou mal instalados representam risco tanto material quanto físico. A Equatorial Piauí orienta para os cuidados necessários para evitar sobrecargas, uma das principais causas de curto-circuito.

“Revisar periodicamente as instalações elétricas, permite perceber algo que não esteja seguindo os padrões técnicos de segurança. Um ponto de atenção é identificar e eliminar fios soltos, desencapados e emendados, tendo em vista que podem provocar um curto e causar incêndios. Somado a isso, é recomendado não sobrecarregar tomadas com a utilização dos chamados “T” e extensões para ligar diversos equipamentos”, afirma o Executivo de Segurança da Equatorial Piauí, João Porfírio.

Alguns sinais podem indicar um curto-circuito nas instalações elétricas. “É possível perceber em situações como cheiro de queimado em aparelhos, superaquecimento da fiação, danos nos equipamentos, tomadas e fusíveis queimados, além do disjuntor que costuma desarmar frequentemente. Caso a pessoa identifique algum dos pontos citados, o ideal é que procure um profissional especializado para fazer uma revisão nas instalações”, destaca João Porfírio.

Confira outras dicas importantes para evitar acidentes com energia elétrica

- Jamais manuseie equipamentos elétricos com o corpo molhado ou em contato com água;

- Em casas com presença de crianças e pets é recomendado que sejam instalados protetores de tomadas para protegê-los contra choques elétricos, em especial naquelas tomadas que não estão em uso;

- Se for ligar um eletrodoméstico na tomada, segure no plug da tomada e jamais no fio do aparelho;

- Em caso de necessidade de trocar lâmpadas, segure sempre a lâmpada pelo bulbo (parte de vidro) e nunca pelo soquete (parte metálica);

- Ficar atento a equipamentos elétricos em más condições de uso ou fora das normas técnicas de segurança.

A Equatorial Piauí orienta que, em caso de acidentes envolvendo energia elétrica dentro de casa, seja imediatamente desligado o disjuntor elétrico ou a chave geral da residência e logo em seguida solicitar ajuda entrando em contato com o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES