Espetáculo Quilombo Mimbó é uma das atrações da visita de Lula em Teresina

O espetáculo apresenta a cultura de raiz africana e fica localizado no município de Amarante, há 160 km ao sul da capital.

Espetáculo Quilombo Mimbó é uma das atrações da visita de Lula em Teresina | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Lula chega em Teresina nesta semana para participar de diversas inaugurações e lançar o Brasil sem Fome, programa que busca dar assistência às famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social no país. O evento acontece na quinta-feira (31), a partir das 16 horas, no Teresina Hall, e é aberto ao público. A pedido do próprio presidente, o espetáculo Quilombo Mimbó é uma das atrações da programação.

O espetáculo apresenta a cultura de raiz africana do Quilombo Mimbó, que fica localizado no município de Amarante, há 160 km ao sul da capital. O tradicional Pagode do Mimbó dá ritmo ao espetáculo, acompanhado de dança afro. O Pagode do Mimbó é batido em tambores de tronco escavado e acompanhado de gafanhotos, instrumento musical semelhante à castanhola. O espetáculo conquistou em 2011 o Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras.

Espetáculo Quilombo Mimbó é uma das atrações da visita de Lula em Teresina (Foto: Reprodução)A comunidade quilombola Mimbó é remanescente do período da escravidão e é conhecida e reconhecida como um quilombo que preserva suas tradições culturais e seu modo de vida tradicional. Com mais de 200 anos e aproximadamente 600 moradores, é reconhecida oficialmente como uma comunidade quilombola desde 2006 pela Fundação Cultural Palmares.

Para preservar e valorizar a cultura tradicional dessa comunidade, em novembro acontece o XX Festival de Cultura Afro do Quilombo Mimbó. O evento tem o patrocínio da Equatorial Piauí por meio do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e busca incentivar os jovens a darem continuidade às tradições de matriz afro do quilombo. Além da apresentação de espetáculos, a programação do festival conta também com cursos e oficinas afro-culturais.

Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES