Dividir MDS ganha força para acomodar centrão sem desabrigar W. Dias

Se assim for decidido, o ministro piauiense comandará pasta com André Fufuca, do PP

Lula em frente a Wellington Dias | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nos últimos dias, a divisão do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) tem ganhado destaque como parte de uma minirreforma ministerial que busca acomodar o centrão na Esplanada dos Ministérios. Segundo informações provenientes de uma fonte do Palácio do Planalto, presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está prestes a finalizar as últimas mudanças antes de sua viagem ao Piauí, na próxima quinta-feira (31), onde lançará o programa Brasil Sem Fome ao lado do atual ministro do MDS, Wellington Dias (PT-PI).

A fonte oficial confirmou que a porção do ministério responsável pela assistência social provavelmente será atribuída ao deputado André Fufuca (PP-MA). No entanto, Wellington Dias continuará liderando o programa Bolsa Família e outras iniciativas de combate à fome.

Leia Mais

Isso resultaria na divisão do MDS em duas partes, possivelmente chamadas de Ministério da Ação Social e Ministério de Combate à Fome, embora esses nomes ainda sejam hipotéticos. Contudo, a decisão final ainda não foi tomada, de acordo com a fonte.

Reunião com ministros

Após uma semana de viagem pela África, Lula realizou uma reunião na manhã desta segunda-feira no Palácio da Alvorada com os ministros Rui Costa (Casa Civil), responsável pela coordenação dos ministérios, e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), que lidera a coordenação política do governo.

A reunião, segundo interlocutores, não se limitou à reforma ministerial, mas também abordou "questões de agenda".

Articulação em partidos do centrão

Outro ponto de discussão para Lula é o ministério a ser oferecido ao partido Republicanos, que indicou o deputado Silvio Costa Filho, de Pernambuco, para a Esplanada.

A inclinação mais forte atualmente é que Costa Filho assuma o Ministério de Portos e Aeroportos ou o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Uma terceira opção que está sendo considerada é que ele ocupe o lugar de Ana Moser no Ministério dos Esportes (ME).

A preferência do Republicanos é a primeira opção, visto que isso também pode ajudar a mitigar a resistência do governador Tarcísio de Freitas, ex-ministro do governo Jair Bolsonaro (PL), que chegou a ameaçar abandonar o partido caso aceitassem um ministério sob a gestão de Lula.

Ao assumir Portos e Aeroportos, e consequentemente o controle do porto de Santos, o Republicanos retiraria Márcio França (PSB-SP) da posição, que é um rival local de Tarcísio. O presidente nacional do partido, deputado Marcos Pereira (SP), expressou ao Planalto sua preferência pela pasta.

Márcio França, por sua vez, conversou com Lula e enfatizou sua preferência por permanecer onde está. Contudo, ele comunicou que não levantaria obstáculos caso fosse realocado para o MCTI, que atualmente é comandado por Luciana Santos (PCdoB-PE).

De acordo com fontes no Planalto, a percepção é de que, do ponto de vista dos deputados do Republicanos, o MCTI não seria uma opção desfavorável, devido à possibilidade de emendas serem incluídas na pasta. O mesmo cenário se aplica ao Ministério dos Esportes. Embora essa seja a preferência do governo, a decisão ainda não foi finalizada. "Mas é preciso ver como o Marcos Pereira receberia [essa oferta]", ponderou um interlocutor.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES