Estudantes da rede pública estadual conquistam mais de 100 medalhas em Concurso

Os estudantes piauienses conquistaram 107 medalhas, sendo 17 medalhas de ouro, 28 de prata e 62 de bronze, além de 59 menções honrosas

Estudantes da rede pública estadual conquistam mais de 100 medalhas em Concurso | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os estudantes da rede pública estadual de Educação têm alcançado inúmeros resultados positivos nas olimpíadas e concursos de conhecimento desenvolvidos ao longo do ano. Um exemplo foi o Concurso Canguru de Matemática 2023, no qual os estudantes piauienses conquistaram 107 medalhas, sendo 17 medalhas de ouro, 28 de prata e 62 de bronze, além de 59 menções honrosas. O concurso é uma competição internacional destinada aos alunos do 2º ano do ensino Fundamental até os da 3ª série do ensino Médio.

Um dos grandes destaques do concurso foi a aluna da 2ª série do ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Inês Maria de Sousa Rocha, localizado em Piracuruca, Micaele Brandão, que participou da prova pela primeira vez e conquistou medalha de ouro. Ela revela que fez o concurso para obter uma experiência nova. “Eu me preparei por meio de provas anteriores, resolvia as questões e ia corrigindo. Tive também o auxílio dos meus professores para essa preparação. Fiquei muito feliz com essa conquista”, conta Micaele.

Além da conquista no concurso, a adolescente também foi premiada esse ano com medalha de ouro pelo seu resultado no Torneio de Matemática das Escolas Públicas do Piauí (TME²). Micaele já participava da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) desde o 6° ano do Ensino Fundamental, chegando a obter medalha de prata.

Para o secretário da Educação, Washington Bandeira, o resultado obtido nas provas trouxe destaque para o Piauí e isso irá refletir para incentivar outros estudantes a se empenharem cada vez mais. “Esse foi o primeiro passo nesse concurso de caráter mundial e certamente esse resultado vai inspirar outros estudantes da rede para que, nos anos seguintes, o protagonismo de nossos estudantes seja ainda maior, com mais conquistas e resultados positivos”, declarou Bandeira.

Sobre o concurso

Realizado desde 2009, O Concurso Canguru de Matemática teve origem na França e é administrado globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières – AKSF), sendo considerada a maior competição de matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano nos mais de 80 países. Esse ano no Brasil houve a participação de todos os estados com mais de 4.600 escolas, quase um milhão de participantes.

Dentre os principais objetivos da competição, estão: ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos; contribuir para a melhoria do ensino de matemática em todos os níveis da educação básica; favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da matemática; estimular a capacidade dos alunos de obter prazer e satisfação intelectual na resolução de problemas de matemática pura ou aplicada.

(Com informações da Seduc)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES