Estudantes já podem buscar intercâmbios por meio do escritório EducationUSA

O espaço facilita o acesso a informações precisas, abrangentes e atualizadas sobre oportunidades de estudo nos Estados Unidos

Estudantes já podem buscar intercâmbios por meio do escritório EducationUSA | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O escritório EducationUSA, instalado no Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no Centro de Teresina, já está recebendo estudantes interessados em intercâmbios com universidades dos Estados Unidos. O espaço facilita o acesso a informações precisas, abrangentes e atualizadas sobre oportunidades de estudo no ensino superior nos Estados Unidos.

O EducationUSA foi inaugurado, nesta quarta-feira (25), na capital piauiense, com a presença da cônsul-geral dos Estados Unidos no Nordeste, May Baptista; do cônsul de Cultura, Jeffrey T. Lodermeier e Rita Moriconi, da Regional Educational Advising Coordinator (REAC) do EducationUSA.

Para a cônsul May Baptista, que esteve em Teresina pela primeira vez, a internacionalização é fundamental para garantir oportunidades de qualidade para jovens no ensino técnico e superior. "O EducationUSA tem a missão de promover parcerias entre os Estados Unidos com universidades brasileiras. Esse é o 7º escritório inaugurado em universidades do Nordeste e meus parabéns sinceros para a Universidade Estadual do Piauí, por fazer parte dessa rede", frisa.

O reitor da Uespi, Evandro Alberto declarou que os piauienses agora têm uma grande janela de oportunidades, o que facilita a parceria e promove um trabalho em conjunto da Coordenação de Relações Internacionais com o escritório. "Agora é buscar esses talentos e fazer essa ação que será uma grande porta de entrada para as instituições dos Estados Unidos e também para as universidades. Essa pode ser uma boa imersão e oportunidade para aquilo que o Piauí se propõe, como, por exemplo, na matriz de energia renovável e na transformação digital", ressaltou o reitor.

O gestor destacou que com o EducationUSA, os piauienses têm oportunidade de acessar os Estados Unidos e também oportunidade de mercado. Ele classificou essa parceria com os Estados Unidos como um marco histórico das relações internacionais. "A nossa Universidade Estadual têm uma responsabilidade ainda maior ao sediar o EducationUSA, que vai contribuir para a transformação social no estado", pontua Evandro Alberto.

O coordenador de Relações Internacionais da Uespi, professor Orlando Berti, afirmou que o escritório vai proporcionar uma série de programas não só para essa instituição de ensino, mas para todo o estado. Vai trazer mais possibilidades de intercâmbios, mais oportunidades de interações e mais chances de cooperação com os Estados Unidos, um dos países que mais promovem a internacionalização. 

"As parcerias são com instituições educacionais e empresariais americanas, o que abre uma série de perspectivas para os piauienses", disse Berti. Segundo o coordenador, o EducationUSA possui mais de 400 escritórios espalhados em todo o mundo viabilizando a troca de conhecimentos, além de englobar aspectos culturais e sociais, como também projetos e programas.

(Com informações do Governo do Estado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES