Estudantes piauienses se destacam na Copa Nordestina de Matemática

Francisco Yuri de Brito Vieira e Francisco Vinícius Machado Vieira conquistaram medalha de prata e Arielle Oliveira Nascimento recebeu menção honrosa

Estudantes piauienses se destacam na Copa Nordestina de Matemática | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A promoção do protagonismo estudantil nas diversas olimpíadas do conhecimento é uma das principais diretrizes do planejamento estratégico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Graças ao trabalho coletivo de gestão e ao comprometimento dos estudantes da rede estadual de ensino, o Piauí obteve destaque na primeira edição da Copa Nordestina de Matemática (Conemat), que ocorreu entre os dias 28 e 30 de julho, no município de Cabo de Santo Agostinho, situado a 35 quilômetros da capital do Pernambuco, Recife. 

Os estudantes piauienses Francisco Yuri de Brito Vieira e Francisco Vinícius Machado Vieira, ambos alunos do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Augustinho Brandão, localizado no município de Cocal dos Alves, se destacaram na Copa Nordestina de Matemática (Conemat) e conquistaram medalha de prata. Além disso, Arielle Oliveira Nascimento, também aluna do Ceti Augustinho Brandão, recebeu uma honrosa menção. Esses talentosos estudantes garantiram suas vagas na delegação piauiense por meio dos resultados obtidos na segunda fase da última edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Estudantes piauienses se destacam na Copa Nordestina de Matemática - Foto: Ascom

Para Francisco Yuri, estudante do 9º ano do ensino fundamental, a experiência foi inesquecível. “Foi surreal, Eu já estive em Florianópolis para a cerimônia de premiação nacional da Obmep recentemente, e participar de mais um evento fora do meu estado é simplesmente inesquecível. Acredito que o caminho é se dedicar desde cedo, pois essas competições abriram os meus olhos para um novo mundo. Agora, o foco é a segunda fase da Obmep, a minha expectativa é trazer mais um ouro”, comenta o aluno. 

O professor Raimundo Alves de Brito também participou do evento como orientador. Segundo ele, foi uma experiência muito proveitosa e motivadora. “O Piauí teve mais um resultado muito expressivo. Os três alunos que vieram vão fazer a segunda fase da Obmep e já têm se destacado nas competições. A nossa preparação inclui aulas extras de matemática aos sábados. Isso motiva muito os alunos, estar entre os melhores do Piauí com os melhores de outros estados”, afirma o docente. 

A primeira edição da Conemat foi realizada em uma única fase e contou com a participação de 27 estudantes, representando nove delegações de seis estados brasileiros: Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Piauí, Bahia e Alagoas. O evento é aberto às delegações representantes de cada estado, indicadas pela coordenação regional da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Além disso, inscrições também foram abertas para agremiações representativas de escolas públicas, privadas, militares e redes de ensino dos estados.  

Estudantes piauienses se destacam na Copa Nordestina de Matemática - Foto: Ascom

Em junho, o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, recebeu o aluno Francisco Yuri de Brito Vieira, medalhista de ouro na 17ª edição da Obmep. Na ocasião, o gestor parabenizou o estudante pela tão merecida conquista. “Os alunos medalhistas na Obmep são referência para todos os estudantes da nossa rede que se interessam pela matemática e que sonham também com essa conquista. As olimpíadas têm o poder de fortalecer a aprendizagem e a disciplina na rotina de estudos dos nossos jovens”, comentou o gestor.

(Com informações do Governo do Estado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES