Estudo da UFPI comprova que consumo de melancia aumenta dor de cabeça

A pesquisa foi agraciada com certificado entregue pela Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG)

Estudo da UFPI comprova que ingestão de melancia aumenta dor de cabeça. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Através de um estudo conduzido durante o estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o professor da UFDPar, Silva Néto comprovou que o consumo da melancia aumenta dor de cabeça em pacientes com enxaqueca. Na tarde desta terça-feira (12), a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG) da UFPI consagrou a finalização do projeto de pesquisa com a entrega do certificado de conclusão do estágio de Pós-Doutorado, ao agora egresso da instituição. 

Pesquisador agraciado destaca o estudo inédito./ Foto: Reprodução

A pesquisa trata-se de ensaio clínico intervencionista para caracterizar a ingestão de melancia como fator de ativação da via L-arginina-óxido nítrico e de deflagração de crises de cefaléia em pacientes com enxaqueca. Durante o estágio, segundo o prof. Silva Néto, para que o estudo fosse comprovado na prática, foi realizada uma amostra, na qual foram formados dois grupos, divididos entre pessoas que tinham enxaqueca e as que não eram acometidas pela doença. 

Na investigação, ambos os grupos ingeriram a melancia e depois de 2 horas da ingestão foi feita a dosagem sanguínea para determinar os níveis séricos de nitrito. Em conclusão, 29% do grupo que já apresentava dores de cabeça, após o consumo, sentiu-as outra vez, enquanto os que não tinham a enfermidade, não tiveram complicações. 

A pesquisa inédita, tendo em vista que até então não existia nenhum trabalho mostrando que a melancia provoca enxaqueca, cientificamente, foi publicada em revistas internacionais como European Neurology, em 2023 de tema, Migraine attacks triggered by ingestion of watermelon (Citrullus lanatus): A source of citrulline activating the L-arginine-nitric oxide pathway; e Postgraduate Medicine, em 2021 com o nome Watermelon and others plant foods that trigger headache in migraine patients, ambas contaram também com a participação do Prof. Luciano da Silva Lopes.

Estudo da UFPI comprova que consumo de melancia aumenta dor de cabeça./ Foto: Drazen Zigic, no Freepik

A pesquisa idealizada pelo Prof. Silva Néto começou há mais de seis anos quando ingressou em seu Doutorado. Continuar a debruçar-se sobre o assunto no estágio de Pós-Doutorado na UFPI era um anseio do docente, que durante cerca de quase dois anos estudou experimentalmente o tema no Departamento de Biofísica e Fisiologia da universidade. 

“A gente já sabia da participação do óxido nítrico na fisiopatologia da doença e agora reforça-se essa teoria, pois essa molécula advém dos aminoácidos que estão na melancia. Com essa pesquisa, entendemos que a fruta realmente causa dor de cabeça e o motivo disso ocorrer, tendo em vista que agora não é mais só uma crença, é algo com embasamento científico. Além disso, o projeto abre caminho para novos estudos que poderão surgir à luz dessa temática”, destacou o pesquisador. 

Supervisor do Estágio discursa sobre as contribuições da pesquisa/ Foto: Reprodução

Como Supervisor do estágio, o Prof. Luciano da Silva Lopes evidencia que o projeto é algo bastante interessante, por ser uma área curiosa, em que estuda-se o efeito de alimentos comuns no dia a dia, assim como a interferência destes em algumas doenças e, especificamente, no caso da enxaqueca. 

“Foi um achado científico muito importante, o qual demonstra que o programa tem uma estrutura capaz de desenvolver projetos que são importantes, inclusive, com impactos para as pessoas de uma forma geral. Então, são muitas as contribuições que isso trouxe para a comunidade, na verdade, um dos objetivos da ciência é trazer algum tipo de benefício, que nem sempre é visto pela população, mas nesse caso é a explicação de algo que já se sabia ou pelo menos já se tinha uma informação prévia”, disse. 

Regilda Moreira Araújo,  Pró-Reitora da PRPG, durante a entrega do certificado, ressaltou sua satisfação em ver o êxito dos programas, dos professores, discentes, bem como de todo o corpo que forma a Universidade. Excelência a qual possibilitou a nota cinco pela CAPES, em que a Pós-Graduação teve um papel muito relevante nesta conquista. 

“A descoberta importante dentro do Programa de Pós-Graduação da Universidade, que já conta com publicações internacionais, evidencia os esforços da instituição em promover a pesquisa e a mobilidade acadêmica”, assim relatou a Pró-Reitora da PRPG.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES