Exames práticos do Detran do Piauí serão monitorados por câmeras e sensores

O projeto está na fase de aquisição dos equipamentos e seleção dos veículos utilizados para a realização das provas.

Exames práticos do Detran do Piauí serão monitorados por câmeras e sensores | Daniel Fkouri
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os veículos usados nas avaliações práticas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) serão equipados com câmeras e sensores, conforme anunciou o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI). O órgão tambpem planeja implementar um sistema de telemetria em todos os veículos para comparar os resultados dos testes com o que de fato ocorreu durante as provas.

O projeto está na fase de aquisição dos equipamentos e seleção dos veículos utilizados para a realização das provas. No momento, não há informações sobre os valores ou a quantidade exata de veículos que contarão com as novas ferramentas de monitoramento.

Durante uma entrevista concedida ao repórter Denis Constantino, Luana Barradas, diretora geral do Detran-PI, explicou que a adoção dessa medida ocorre em resposta aos pedidos de maior transparência por parte da população. "Tínhamos conhecimento da demanda da população por maior transparência nos exames, e isso foi desenvolvido em colaboração com as autoescolas e examinadores de trânsito. Mantemos uma relação positiva, com 95% das autoescolas alinhadas, assim como todos os exames. É um projeto que vem sendo construído, e nas próximas semanas será implementado."

Em 2016, Pernambuco já havia implantado um sistema similar, equipando os carros do Detran com leitores de biometria, câmeras de alta definição, tablets, microfones e sensores telemétricos. As câmeras internas registram em áudio e vídeo todas as etapas do exame prático, inclusive nos pátios de manobras.

Leia Mais

"Quando decidimos implementar esse sistema, visitamos um estado próximo, Pernambuco, onde já é um sucesso. Temos convicção de que isso trará diversas melhorias para os exames práticos do Detran. Na prática, até mesmo uma antena será usada para monitorar o exame. Teremos câmeras e sensores para que os candidatos que se sintam prejudicados ou discordem dos resultados do exame, em caso de reprovação, possam recorrer. Haverá uma comissão adicional ao examinador, que manterá sua autonomia, e os cidadãos também poderão solicitar uma nova análise do exame caso se sintam prejudicados", explicou Luana Barradas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES