Exibição de artesanato celebra a criatividade e a arte feminina do Piauí

O evento ocorreu na Casa do Artesão Design Mestre Albertino, localizada na Central de Artesanato Mestre Dezinho, no Centro de Teresina

Exibição de artesanato celebra a criatividade e a arte feminina do Piauí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última sexta-feira (8), para homenagear a força e criatividade das mulheres artesãs, a Secretaria da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), promoveu a Mostra Mulheres que Inspiram.  O evento ocorreu na Casa do Artesão Design Mestre Albertino, localizada na Central de Artesanato Mestre Dezinho, no Centro de Teresina, e exibiu o trabalho de mulheres em várias tipologias do artesanato, como bordado, renda, biojoias e cerâmica.

Projetos realizados. Durante o evento foram realizadas duas oficinas de artesanato. Uma de renda, ministrada pela artesã Maria do Socorro Reis Galeno, e outra de arte santeira, ministrada pela artesã Maria dos Remédios Cordeiro de Macêdo. De acordo com Raimunda Teixeira (Raimundinha), da Cooperativa de Mulheres Artesãs do Poti Velho (Cooperart), a Mostra Mulheres que Inspiram foi um momento importante para valorizar o trabalho das artesãs do Piauí.

 “A exposição ficou belíssima, mostrando o potencial da mulher que hoje não é só aquela dona de casa. Estamos em todas as profissões. Sabemos que em todos os segmentos de artesanato, nós somos maioria e vemos que somos capazes, desde a produção da modelagem, da cerâmica, da tecelagem e do bordado. A mulher consegue crescer e mostrar o potencial criativo nesse segmento.  Ficamos muito felizes com essa mostra, nos enche de orgulho, porque são espaços assim que precisamos para poder mostrar e valorizar o nosso artesanato”, destaca a artesã. 

Para Maria dos Remédios, realizar a oficina dentro da exposição é uma oportunidade de destacar o artesanato e mostrar que a mulher também pode fazer arte santeira.

 “Fazer essa oficina na mostra foi de grande valor, pois as pessoas puderam ver um pouco de como é feito o artesanato em madeira. Divulgar esse trabalho da arte santeira que a mulher também participa. Não é porque é madeira que não podemos entalhar, cortar e esculpir”, finaliza a artesã. 

Exibição de artesanato celebra a criatividade e a arte feminina do Piauí./Foto: Reprodução

O superintendente do Artesanato Piauiense, Ícaro Machado, destacou a importância do momento para aproximar mais o artesanato das pessoas. “Essa atividade conta nossa história e precisa ser perpetuada e fomentada. Devemos dar visibilidade para isso. Momentos assim são essenciais para todos que estão aqui, pois aproximam a gente dos artesãos, e eles da população. E fomenta, principalmente, o desenvolvimento econômico”, frisa o gestor.  

Exibição de artesanato celebra a criatividade e a arte feminina do Piauí./Foto: Reprodução

Valorização. Segundo a diretora do Artesanato Piauiense, Denise Almeida, a mostra é mais um projeto desenvolvido pela Sudarpi e busca valorizar o artesanato feminino. “Esse espaço foi feito com muito carinho e com muitas mulheres envolvidas. O trabalho que desempenhamos é voltado para enriquecer o artesanato. Aqui temos histórias incríveis de mulheres espetaculares, que tem muita força e talento. É importante demais que valorizemos o nosso artesanato, em especial, o desenvolvido pelas nossas artesãs”, comenta a gestora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES