Febre Aftosa: Adapi apreende 400 doses de vacinas vencidas em comércio

Segundo a Adapi, os frascos estavam na geladeira do estabelecimento. Foi lavrado o termo de apreensão e de inutilização do material

Febre Aftosa: Adapi apreende 400 doses de vacinas vencidas em comércio | Ascom/Adapi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), realizou a apreensão de 8 frascos de 50 doses, totalizando 400 doses, de vacina contra a Febre Aftosa que estavam vencidas.

A ação ocorreu durante uma fiscalização de rotina em um comércio na zona leste de Teresina. Segundo a Adapi, os frascos estavam na geladeira do estabelecimento. Foi lavrado o termo de apreensão e de inutilização do material.

Conforme o fiscal da Adapi, Márcio Chaves, a vacina vencida não estimula a produção de anticorpos, colocando em risco a agropecuária do estado, pois deixaria os animais desprotegidos da Febre Aftosa.

“A vacina vencida não estimula a produção de anticorpos, seria o mesmo que aplicar nada, sendo lesado o consumidor e colocando em risco a agropecuária do estado, já que se fosse vendida e utilizada os animais não estariam imunizados e desprotegidos da Febre Aftosa, doença que lutamos anos para termos a certificação internacional de livre com vacinação. Essa fiscalização demonstra a preocupação com as revendas e sua seriedade em sempre estar atenta até as pequenas coisas que podem passar despercebidas em muitos momentos", comentou Márcio.

As vésperas do início da 1ª Etapa de vacinação contra a Febre Aftosa 2023, demonstra também que o serviço tem um trabalho pré-campanha em busca de situações como essa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES