Fenômeno óptico que deixa nuvens coloridas é registrado em Campo Maior

O fenômeno meteorológico, conhecido como “nuvens iridescentes”, foi registrado pelo professor Marcelo Reis.

Fenômeno óptico que deixa nuvens coloridas é registrado em Campo Maior | Marcelo Reis
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma nuvem colorida chamou a atenção na tarde desta quinta-feira (02), na zona rural do município de Campo Maior, localizado no Norte do Piauí. O fenômeno meteorológico excêntrico, conhecido como "nuvens iridescentes", foi registrado pelo professor Marcelo Reis.

Em uma entrevista ao Meionorte.com, o diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec) e climatologista, Werton Costa, explicou que o fenômeno, também chamado de fotometeoro, devido sua aparência luminosa, ocorre quando a luz contorna um obstáculo, ou seja, uma nuvem, e acaba se separando em cores.

Nuvem colorida surpreende moradores na zona rural de Campo Maior (Foto: Marcelo Reis)

"A irisação é semelhante ao arco-íris. A nuvem iridescente, também chamada de nuvem de fogo, acontece quando a luz do sol atravessa a nuvem e é refratada, dividindo-se em várias cores. Como resultado desse processo, a nuvem assume uma aparência multicor, refletindo várias cores de forma desordenada", explicou o climatologista.

Werton Costa afirma que essa refração chama muita atenção porque ela não segue o alinhamento do arco-íris, pois as reflexões ocorrem no interior ou entre as nuvens, ocasionando uma aparência luminosa e repleta de cores.

Fenômeno óptico que deixa nuvens coloridas é registrado em Campo Maior (Foto: Marcelo Reis)

Círculo colorido em volta do sol 

Moradores de várias cidades piauienses presenciaram, no dia 20 de setembro, um fenômeno meteorológico bem diferente e cheio de cores no céu. Um arco-íris se formou ao redor do sol, criando um anel multicolorido. Além da capital Teresina, o fenômeno foi observado pelo menos nas cidades de Altos, Demerval Lobão e Campo Maior.

Em entrevista para o "Banca de Sapateiro", apresentado pelo jornalista Arimatea Carvalho, o assessor-técnico da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) e climatologista Werton Costa disse que o círculo luminoso "primo" do arco-íris tem um nome: halo solar.

Werton explicou que o halo surge pela presença de microcristais de gelo em elevadas camadas da atmosfera (troposfera). "É um fenômeno muito semelhante ao arco-íris. A única diferença é que a luz solar no arco-íris é fracionada por minúsculas gotas d'água que atuam como um gigantesco prisma, fragmentando a luz e revelando segredos por trás da luz branca, que são as cores ou os espectros do arco-íris. No caso do halo, você não tem um arco; você tem a estrutura circular formada, e ela não é formada por água líquida em suspensão, ela é formada por cristais de gelo", falou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES