Festival Melão e Mel fortalece sustentabilidade e economia em Canto do Buriti

A produção de mel no estado vem se destacando no cenário nacional.

Festival Melão e Mel fortalece sustentabilidade e economia em Canto do Buriti. | Reprodução Instagram
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nos próximos dias 08 e 09 de setembro acontece o Festival Melão e Mel, na cidade de Canto do Buriti, Norte do Piauí. Ao Jornal Agora, da Rede Meio Norte, o Secretário de Meio Ambiente do Estado, Daniel Oliveira, comentou sobre o evento e ressaltou a relevância, impacto ambiental e econômico que o evento trará aos piauienses.

Secretário do Meio Ambiente do Estado no programa Agora./ Foto: Ana Ilza

A produção de mel no estado vem se destacando no cenário nacional. O foco é a região de Canto do Buriti, que também tem se tornado relevante na produção de melão, segundo Daniel Oliveira. O secretário ainda afirmou que o objetivo do festival é fortalecer as práticas produtivas  e qualificar os produtores locais. 

" É uma iniciativa do Governo do Estado, sempre fortalecer os arranjos produtivos do Piauí. Ali na região de Canto do Buriti, englobando entre cinco a oito municípios, nós temos a cadeia produtiva do mel, muito forte e também a do melão. Para se ter uma ideia, hoje, o melão, em Canto do Buriti, tem gerado mais de mil empregos com carteira assinada, no presente momento ", pontuou Daniel Oliveira. 

Daniel Oliveira, Secretário do Meio Ambiente do Estado./ Foto: Ana Ilza

O Festival Melão e Mel irá contar com diversas palestras, workshops e grandes shows gratuitos. Algumas das atrações confirmadas são a banda Limão com Mel e a cantora Walkyria Santos. O evento, que iniciará a partir das 18h, conta com patrocínio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semah).

"Na sexta-feira, o governador vai tá abrindo esse festival, que tem como apoio da Semarh. Dentro dessa abertura vai visitar os estandes da feira, que vai percorrer durante a sexta-feira, a partir da noite, com atrações musicais a partir das 22h, e também na parte do sábado”, disse o Secretário do Meio Ambiente do Estado. 

Daniel Oliveira reforçou que o intuito, atualmente, é impulsionar o processo de produção. " Essa cadeia produtiva foi identificada por nós da Semarh como a que tem maior relevância e impacto ambiental. Então fortalecer hoje essa cadeia produtiva do mel, é também fortalecer o meio ambiente e a sustentabilidade", pontuou. 

Confira a Programação: 

PRIMEIRO DIA (08/09):

18h - Abertura da Feira de produtos e serviços

18:30h-Workshop: Empreendedorismo e Apicultura: impactos socioeconômicos na cadeia produtiva do mel (Instituto Anjos do Sertão)

19h30h - Palestra: Apicultura: Uma alternativa de renda no semiárido piauiense.

Palestrante: Dr. Laurielson Chaves Alencar (Especialista em Gestão Ambiental (2000), Mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal do Piauí (2005) e Doutor em Agronomia (Produção vegetal) pela Universidade Estadual Paulista.

20h - Relatos de Experiências e Boas Práticas na Produção do Mel- Samuel Araújo (Grupo Samel).

SHOWS MUSICAIS

  • Limão com Mel
  • Neguim Resenha
  • Banda Arrepio

Programação do festival./ Foto: Reprodução Instagram

SEGUNDO DIA (09/09):

18h - Feira de produtos e serviços

18h30 - Palestra: Adubação na Agricultura Familiar

Palestrante: Dra. Lusiene Barbosa Sousa (Doutorado em Ciência do solo)

19h30 - Palestra: Impactos sociais e Econômicos da Produção de Melão no Seminário Piauiense.

Palestrante: Damião Morais Pinheiro Gerente (Itaueira agropecuária).

SHOWS MUSICAIS

  • Walkyria Santos
  • Malas de Ouro
  • Assizinho

Programação do festival./ Foto: Reprodução Instagram



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES