FMS diz que aguarda resultado de teste PCR para confirmar morte por dengue em Teresina

Durante a entrevista, o médico explicou que o teste PCR (exame com o DNA do paciente para detecção da doença) foi realizado e que o resultado está sendo aguardado

Presidente da FMS Ítalo Costa | Mayara Dias
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O possível caso de morte por dengue no Piauí segue sendo investigado pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina. A informação foi dada pelo presidente do órgão, o médico Ítalo Costa, na manhã desta quarta-feira (21), no programa Banca de Sapateiro, apresentado pelo jornalista Arimatea Carvalho. 

De acordo com a FMS, o paciente de 33 anos, tinha comorbidades e era natural da cidade de Bacabal, Maranhão. O óbito foi confirmado no dia 17 de fevereiro. Durante a entrevista, o médico explicou que o teste PCR (exame com o DNA do paciente para detecção da doença), foi realizado e que o resultado está sendo aguardado. 

"Foi um caso específico, de uma morte provável por dengue. Este paciente tinha sintomas e sinais sugestivos da doença. Todos os testes complementares até agora, inclusive com dois resultados do Lacen, foram negativos. Estamos aguardando apenas um teste, chamado PCR para podermos descartar o óbito por dengue. Então provavelmente, a gente conseguirá definir nos próximos dias a causa definitiva do óbito do paciente. Mas vale ressaltar que esse paciente tinha uma doença renal crônica, e os exames que tivemos acesso na investigação da FMS, mostravam que ele tinha alterações importantes e que também podem ser a causa da morte do paciente”, detalhou o médico.

(Foto: Mayara Dias)

Medidas de prevenção da doença em Teresina

O presidente da FMS declarou que medidas de prevenção da dengue foram estabelecidas ainda no mês de janeiro através da gerência epidemiológica, onde o monitoramento de casos prováveis, suspeitos, confirmados e internados são realizados frequentemente. No monitoramento foram registrados 316 casos prováveis, onde 25 casos precisaram de internação.

"A fundação de saúde antecipou nas medidas de previsão da dengue através da gerência epidemiológica que faz todo o monitoramento tanto dos casos prováveis, suspeitos e confirmados, como dos casos internados. O que chama atenção é que Teresina chegou a registrar 316 casos prováveis de dengue, sendo que dos 316 casos prováveis, 25 apenas estão internados”, explicou o presidente.

(Foto: Mayara Dias)

Teresina recebe pacientes não residentes na capital

Teresina disponibiliza atendimento para pacientes não residentes na capital, possibilitando acesso dessas pessoas ao sistema de saúde. De acordo com Ítalo Costa, eles são acompanhados e monitorados. “Dos 25 internados hoje, 72% são pacientes não residentes em Teresina, mas tiveram acesso ao sistema de saúde da capital. Esses pacientes estão sendo acompanhados e monitorados”, contou.

Plano de combate e prevenção a Dengue

A FMS antecipou-se, e  tomou medidas preventivas ao disponibilizar o calendário epidemiológico em janeiro, uma ferramenta essencial para reforçar junto à população as medidas de prevenção. Isso permite um controle mais eficiente do mosquito. O diretor destaca que os populares exercem um papel fundamental no combate ao vetor (mosquito).

“Os domicílios registram de 75% a 80% das larvas e focos do mosquito. O esforço da população é super importante para o controle da doença, pois as medidas mais importantes são o controle do vetor, controle do mosquito. Desde janeiro que a FMS faz o mapeamento das principais áreas de risco,para fazer o monitoramento e agir com mais intensidade nas principais áreas de risco para que a gente possa minimizar os casos”, disse. 

Retomada das atividades na Rede Municipal de Saúde

O diretor, destaca ainda, que o trabalho para a retomada da Rede Municipal de Saúde está sendo realizado para que ocorra o mais rápido possível, e explicou a necessidade de realocar postos de atendimento em consequência das reformas que serão realizadas nas UBS.

“A rede municipal de saúde é uma rede grande, e nossa retomada vem sendo cada dia mais rápida e célere para que até março a gente esteja com uma rede em total funcionamento, é nossa meta.  Algumas UBS precisarão de reformas e nós iremos alocar os atendimentos em unidades mais próximas territorialmente falando, para que a população não tenha nenhum prejuízo para que a gente consiga entregar uma UBS revitalizada  para que a população se sinta mais confortável para que tenham um atendimento melhor naquelas unidades”, finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES