Fonteles destaca investimentos para segurança pública e geração de renda

O governador participou da abertura do encontro participativo da construção do Plano Plurianual, realizado até o dia 12 em Teresina

Fonteles destaca investimentos para segurança pública e geração de renda | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na noite de segunda-feira (10), o governador Rafael Fonteles participou da abertura do encontro participativo para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, realizado no Blue Tree Tower Rio Poty, em Teresina. Durante o evento, o gestor enfatizou os investimentos destinados à segurança pública e à geração de renda

O primeiro dia do encontro, que se estende até quarta-feira (12), contou com palestras e a apresentação da extensa programação dos próximos dias. A elaboração do PPA reuniu aproximadamente 600 pessoas provenientes dos 12 territórios do Piauí. O evento conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que busca ressaltar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Fonteles destaca investimentos para segurança pública e geração de renda - Foto: Ascom

O governador destaca que a participação popular é um dos alicerces da gestão. Para ele, a sintonia com os desejos da população fazem parte da construção do orçamento e que isto é levado em conta todos os dias. “Estamos aqui com pessoas dispostas a contribuir com nossa gestão e planejamento. Queremos fazer uma democracia participativa, inclusive na questão orçamentária. Estamos dando uma resposta efetiva para a segurança pública, com aumento de efetivo, investimento em tecnologia e integração das polícias, além do Poder Judiciário. Queremos atingir as metas e também aumentar a renda do povo”, explica Rafael Fonteles.

O plano plurianual é considerada a peça-mãe do planejamento orçamentário do estado. Washington Bonfim, secretário de Estado do Planejamento, ressalta que o PPA dá as diretrizes dos próximos quatro anos com objetivos e metas da administração estadual. “É sempre realizado no primeiro ano e tem vigência por três anos. Essa visão de futuro de médio prazo quer mostrar o desenvolvimento inclusivo e responsável, com transformação digital e redução de desigualdades. Queremos uma virada econômica com a tecnologia e energias renováveis”, analisa o gestor.

Fonteles destaca investimentos para segurança pública e geração de renda - Foto: Ascom

Representando o povo piauiense, Maria Gonçalves, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), defendeu que é preciso construir um planejamento que inclua o povo no orçamento. “Nosso compromisso, enquanto sociedade civil organizada, é que os recursos sejam concretizados na ponta. Nós precisamos de um fundo nacional para que populações atingidas por desastres climáticos, por exemplo, sejam atendidas”, aponta a representante. 

Fonteles destaca investimentos para segurança pública e geração de renda - Foto: Ascom

Antônio José Medeiros, professor e ex-secretário de Estado do Planejamento, ministrou a palestra magna de abertura. Ele iniciou a fala destacando que “é preciso olhar nossa aldeia pela janela do mundo. Precisamos ter o reconhecimento da sociedade que estamos vivendo, um mundo globalizado. Estamos vivendo um mundo on-line e multimídia. A base da globalização é uma evolução telemática, por meio de computadores e da internet. E a visão de futuro do PPA é que o Piauí seja reconhecido pela excelência dos serviços públicos e pela transformação digital. Precisamos defender um processo civilizatório que cumpra os objetivos de desenvolvido sustentável [ODS]. A intuição do governador Rafael Fonteles em investir em hidrogênio verde faz parte deste processo”. 

Fonteles destaca investimentos para segurança pública e geração de renda - Foto: Ascom

O Plano Plurianual (PPA) estabelece os objetivos e metas da administração pública para as despesas nos próximos quatro anos. Esse documento propõe um plano de médio prazo e é elaborado no primeiro ano de mandato do chefe do Poder Executivo eleito. As oficinas participativas desempenham o papel de audiências públicas e têm como objetivo avaliar o progresso das ações prioritárias definidas na elaboração do PPA, envolvendo tanto o governo quanto a população. Durante o mês de junho, a Secretaria do Estado do Planejamento (Seplan) realizou oficinas de dimensão tática com os órgãos do governo para construir as diretrizes setoriais.

 (Com informações do Governo do Piauí)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES