Fonteles regulamenta o uso da força policial no cumprimento de ordem judicial

O secretário de Segurança determinará as providências a serem adotadas para a disponibilização do apoio solicitado

Fonteles regulamenta o uso da força policial no cumprimento de ordem judicial | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles assinou decreto regulamentando o procedimento a ser adotado para o emprego de força policial em apoio ao cumprimento de ordem judicial no Piauí. O documento foi publicado na quinta-feira (14) no Diário Oficial do Estado e já está em vigor.

A medida estabelece que a solicitação de auxílio de força policial para o cumprimento de mandado judicial será dirigida diretamente ao secretário de Estado da Segurança Pública, com cópia da decisão e do mandado judicial a ser cumprido. Caberá ao gabinete do secretário autuar o pedido e encaminhá-lo imediatamente à autoridade máxima do órgão para providências.

O secretário de Segurança determinará as providências a serem adotadas para a disponibilização do apoio solicitado, levando em consideração as particularidades de cada caso, e o encaminhamento do pedido para o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí.

Caso a ordem envolva o cumprimento de decisão relacionada à discussão possessória ou de imissão na posse de imóvel urbano, ou rural, o encaminhamento da solicitação ao comandante-geral da PM será acompanhado de um mapa com a precisa identificação geoespacial da área litigiosa onde se dará o cumprimento da ordem.

No âmbito da Polícia Militar, caberá à Coordenadoria de Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (CDH) a execução das medidas de apoio ao cumprimento de mandados judiciais. A força policial auxiliar deverá primar pelo uso dos meios menos gravosos para atingir o seu objetivo, respeitando a integridade dos bens jurídicos envolvidos e evitando, sempre que possível, situações de confronto.

Ao final do processo de cumprimento do mandado, a Coordenadoria de Direitos Humanos e Mediação de Conflitos deverá elaborar um relatório completo das ações executadas e encaminhá-lo ao Comandante-Geral da Polícia Militar. Para a execução do auxílio previsto neste decreto, a Coordenadoria de Direitos Humanos e Mediação de Conflitos poderá solicitar o apoio de outros órgãos ou entidades estaduais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES