Rafael Fonteles promove 508 policiais penais e entrega sete viaturas

Governador destacou que essa foi a maior promoção da história da Secretaria de Justiça

Rafael Fonteles promove 508 policiais penais e entrega viaturas | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (13), o governador Rafael Fonteles presidiu uma cerimônia no Palácio de Karnak que ficará marcada como a maior promoção já realizada na história da polícia penal do Piauí. Um total de 508 profissionais foram promovidos durante o evento, que também celebrou o 40º aniversário da Secretaria de Estado de Justiça. Além disso, o governador entregou à pasta sete novas viaturas.

“Estou muito feliz de participar dos 40 anos da Sejus num momento histórico, em que fizemos a maior promoção da história”, afirmou o governador, que destacou também a importância do Estado em garantir a ressocialização dos detentos. Para ele, a educação e o emprego ajudam a reintegrar essas pessoas à sociedade. “Determinei ao secretário de Justiça que todas as unidades penais do Piauí ofereçam estudo ou trabalho aos detentos, para que a gente consiga, em parte, a ressocialização deles”, disse Fonteles.

Rafael Fonteles promove 508 policiais penais e entrega viaturas - Foto: Ascom

Ao entregar as viaturas, Rafael destacou que os veículos só puderam ser adquiridos graças à liberação de recursos do Fundo de Segurança Pública. “O ministro da Justiça, Flávio Dino, e o presidente Lula destravaram recursos do Fundo tanto para uso da Secretaria de Segurança e também da Secretaria de Justiça”, frisou o governador. As viaturas tiveram um investimento de R$ 1.518.000,00 e são fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O secretário de Justiça, Carlos Augusto, afirmou que o Governo vai ampliar o número de vagas nas unidades penais do Piauí. Além de reforma em todos os presídios, será construída uma penitenciária no município de Buriti dos Lopes, próximo ao litoral do Piauí. “É importante a ampliação de vagas para toda a segurança pública, visto que as penas são cumpridas nas penitenciárias”, disse o secretário.

Rafael Fonteles promove 508 policiais penais e entrega viaturas - Foto: Ascom

Atualmente, a Secretaria de Justiça é responsável pela custódia de aproximadamente seis mil indivíduos privados de liberdade distribuídos em 17 unidades penitenciárias. Além disso, a secretaria está empenhada no desenvolvimento e implementação de programas de ressocialização para os detentos, bem como na criação de estratégias para aumentar a oferta de educação em diversas modalidades dentro do sistema prisional. Isso inclui a expansão de oportunidades de emprego através da criação e ampliação de oficinas de trabalho, o fomento da qualificação profissional e o estabelecimento de novas parcerias no contexto prisional. Durante a solenidade, o governador também fez a entrega de troféus a diversas personalidades e instituições do Piauí que têm desempenhado um papel significativo no desenvolvimento do sistema penitenciário local.

(Com informações do Governo do Estado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES