Foragido há quase 30 anos por matar mulher no Piauí é preso no Maranhão

O homem acusado de homicídio qualificado foi localizado na cidade de Balsas-MA

Polícia Civil do Piauí localiza foragido há quase 30 anos no Maranhão | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Polícia Civil, cumpriu, nessa terça-feira (27), o mandado de prisão mais antigo do Piauí em aberto no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP). O homem estava foragido há quase 27 anos após assassinar uma mulher na cidade de Manoel Emídio, região Sul do Estado.

Desde o início de 2023, a SSP-PI tem promovido um esforço concentrado na análise completa dos mandados de prisão em aberto no Estado, por meio do trabalho integrado entre as unidades de inteligência da SSP-PI e PCPI com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (Vara de Execuções Penais).

Nesse trabalho, a equipe identificou o mandado em aberto mais antigo no banco e dados e obteve êxito em localizar e prender o autor de um grave crime de homicídio. Na noite de 27 de dezembro de 1996, a senhora Luiza Maria da Conceição Jaques foi assassinada, a golpes de machado, enquanto dormia em sua casa, na localidade Horto, zona rural de Manoel Emídio-PI.

O autor do crime, João Batista Rodrigues Soares, foi localizado e preso ontem na cidade de Balsas-MA. Ele havia sido visto pela última vez no dia do crime e chegou a tentar ocultar o cadáver da vítima, arrastando-a para um matagal a dez metros da casa, onde provavelmente seria sepultada pelo autor, não fosse a passagem de populares, que causou a fuga do assassino, que deixou inclusive uma enxada próxima do corpo.

“Na época ainda não existia o crime de feminicídio, então o assassino foi indiciado por homicídio qualificado. Porém, o processo estava suspenso em razão da fuga do autor. Agora a Polícia Civil do Piauí o apresenta para que responda perante o Poder Judiciário, na forma da lei, pelo crime cometido”, explica o Diretor de Inteligência da SSP-PI, delegado Anchieta Nery.

Os familiares da vítima foram comunicados sobre a prisão do assassino e agradeceram o trabalho da Polícia Civil do Piauí. “Só tenho que agradecer à Polícia Civil do Estado que prendeu ele. A gente ficou muito feliz pela prisão dele, a gente ficou um tempo muito triste, mas a gente nunca perdeu a esperança do trabalho”, disse Izaura Maria, irmã da vítima. “Naquela época foi muito difícil pra todo mundo. Foi um crime completamente bárbaro, que comoveu a família toda, ficou todo mundo muito triste. A Polícia Civil mostrou que realmente a justiça tarda, mas não falha”, comemorou Charlene Lima, sobrinha da vítima.

Segundo Anchieta Nery, a Secretaria de Segurança Pública continuará empenhada na missão de localizar todos os foragidos e cumprir todas as ordens do Poder Judiciário, contribuindo com a paz social e efetivação da justiça. “Quase 30 anos após o crime, a família da vítima Luiza Maria pode ter a tranquilidade de que esse delito não ficará impune”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES