Governador Rafael Fonteles destaca telessaúde em reunião com prefeitos

O programa permitirá aos municípios ofertar consultas com médicos de 8 especialidades diferentes por meio de videoconferência

Governador Rafael Fonteles destaca telessaúde em reunião com prefeitos | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na quinta-feira (20), o governador Rafael Fonteles se reuniu com prefeitos dos Territórios Vale do Sambito e Entre Rios no Palácio de Karnak para discutir investimentos em obras públicas e ações em conjunto com os municípios. O objetivo do governo é estabelecer parcerias para melhorar os serviços oferecidos à população, especialmente nas áreas de saúde, educação e segurança pública.

O governador destacou aos gestores que a prioridade neste primeiro semestre é concluir as obras que já estão em andamento nos municípios. Novos projetos só serão planejados a partir do segundo semestre, quando o governo deve lançar um novo programa de investimentos. Os prefeitos foram convidados a apresentar ao secretário de Governo, Marcelo Nolleto, uma lista de prioridades em cada município. “No segundo semestre teremos um novo programa de investimentos. Vocês já podem relacionar o que querem e colocarem as prioridades que vamos executar” afirmou o governador. 

Governador Rafael Fonteles destaca telessaúde em reunião com prefeitos - Foto: Ascom

Os secretários de Planejamento, Washington Bonfim; da Educação, Washington Bandeira; da Segurança, Chico Lucas; e da Saúde, Antônio Luiz, participaram da reunião e compartilharam as metas e programas disponíveis em cada área.

Um dos destaques foi o programa experimental de telessaúde desenvolvido em Piripiri, que permitirá que municípios menores ofereçam consultas com médicos de 8 especialidades diferentes por meio de videoconferência. O programa também prevê a construção de centros de exames, com entrega de resultados em até 4 minutos, e reduzirá o transporte de pacientes para atendimento em cidades-polo. O governo espera reduzir em até 50% as internações nos hospitais regionais com a implantação da telessaúde, e as prefeituras foram convidadas a aderir ao programa. O governo também informou que, neste primeiro semestre, a prioridade é concluir obras já em andamento nos municípios, e novos projetos serão programados apenas no segundo semestre, com o lançamento de um novo programa de investimentos. Os prefeitos foram convidados a apresentar suas listas de prioridades ao secretário de Governo.

“Em pelo menos uma UBS vai ter eletrocardiograma. Em caso de infarto o paciente vai poder fazer exame, ter o laudo em 4 minutos, aplicar o trombolítico na própria UBS quando necessário, estabilizar e mandar para atendimento complementar com segurança. Muitas vidas serão salvas” acrescentou Fonteles. 

Governador Rafael Fonteles destaca telessaúde em reunião com prefeitos - Foto: Ascom

Participaram da reunião os prefeitos: João Luís, de Monsenhor Gil; Ítalo Alencar, de Agricolândia; Bruno Neto, de Angical; Manoel Portela, de Aroases; Mardônio Soares, de Barra D’Alcântara; Jullyvan Mendes, de Beneditinos; Marcelino Almeida, de Coivaras; Everardo Araújo, de Curralinhos; Luciano Barreto, de Hugo Napoleão; Elvis Ramos, de Ipiranga do Piauí; Carlos Magno, de Lagoa Alegre; Kelly Alencar, de Lagoinha do Piauí; Osvaldo Bonfim, de Nazária; Baltazar Campos, de Palmeirais; Saulo Trajano, de Passagem Franca; Seu Dua, de Regeneração; Paulo Casimiro, de Santo Antônio dos Milagres; e Dona Conceição, de São Miguel da Baixa Grande.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES