Governo do Piauí amplia atuação global com três novos escritórios internacionais

O escritório também visa apoiar as startups e os ecossistemas de inovação do Piauí.

Governo do PI inaugurou 3 escritórios internacionais em 2023. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 2023, o governador Rafael Fonteles inaugurou três novos escritórios internacionais da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí) em Tallinn (Estônia), Lisboa (Portugal) e Boston (EUA). Com isso, a empresa foi capaz de ampliar sua rede de captação de oportunidades de negócios, parcerias e cooperação para o desenvolvimento do estado.

O primeiro escritório foi aberto em abril, na capital da Estônia, um país reconhecido mundialmente por sua liderança em governança digital. O Investe Piauí Estonian Trade Office é o primeiro escritório físico de um estado brasileiro na Estônia e visa facilitar a internacionalização de empresas piauienses que buscam oportunidades no mercado europeu. O espaço também servirá como apoio aos demais estados brasileiros que queiram seguir o exemplo piauiense de inovação e transformação digital.

Durante a inauguração do escritório, o governador Rafael Fonteles e o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, lançaram o curso de Governança Digital, oferecido a servidores públicos do Piauí, pela Secretaria de Estado da Administração (Sead). O curso tem como objetivo capacitar os servidores para implementar soluções digitais que melhorem a eficiência, a transparência e a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população.

“O escritório já abre com um curso de governo digital para 500 pessoas, que mostram toda essa jornada empreendedora digital do estado. Estamos muito felizes com essa parceria com a Estônia, que é uma referência mundial nessa área”, comentou o presidente da Investe Piauí.

Ainda em abril, foi inaugurado o segundo escritório, em Lisboa, capital de Portugal, um país que tem uma forte ligação histórica e cultural com o Brasil. O Investe Piauí Lisbon Trade Office pretende estreitar os laços comerciais entre o Piauí e Portugal, além de atrair investidores portugueses e de outros países europeus para o estado.

"O escritório também busca promover o intercâmbio de conhecimentos, experiências e boas práticas entre os dois países, especialmente nas áreas de turismo, educação, saúde e cultura", complementa Victor Hugo. "Queremos mostrar ao mundo as potencialidades do Piauí, que é um estado rico em recursos naturais, em diversidade cultural e em oportunidades de negócios”, reforça o gestor.

O terceiro escritório foi inaugurado em agosto, em Cambridge, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, um dos principais centros de produção de conhecimento tecnológico do mundo. O Investe Piauí Boston Trade Office tem como objetivo captar investimentos americanos e de outros países para o Piauí, além de estimular a cooperação entre instituições de ensino, pesquisa e inovação do estado e dos Estados Unidos.

De acordo com o presidente da Investe Piauí, o escritório também visa apoiar as startups e os ecossistemas de inovação do Piauí, que têm recebido incentivos do Governo do Estado. Com isso, o escritório abre oportunidades para networking com instituições importantes, como o MIT.

Com os três novos escritórios, a Investe Piauí consolida sua presença internacional e se prepara para abrir mais um escritório na China, o maior parceiro comercial do Brasil. A empresa pública tem como missão promover o desenvolvimento econômico e social do Piauí, por meio da atração de investimentos estrangeiros, da internacionalização de empresas piauienses, da geração de emprego e renda e da melhoria da competitividade do estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES