Hemopi promove ações para incentivar o aumento das doações de sangue

No dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue

No dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem por objetivo agradecer aos doadores e sensibilizar a população para a importância da doação, um ato que deve ser solidário e regular, independente de se conhecer ou não os pacientes que necessitam de transfusão. Para este ano, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) preparou uma programação diferenciada para comemorar a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que será realizada no período de 20 a 25 de novembro.

O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos, devido à proximidade das férias e das festas de fim de ano, quando há uma redução no fluxo de doadores nos hemocentros.

Como o Dia do Doador será em um sábado e os hemocentros regionais não funcionam nesse dia para a doação de sangue, o Hemopi antecipou a comemoração para o dia 24, uma sexta-feira. “Preparamos uma programação especial para a semana de 20 a 25 de novembro em todas as unidades do Hemopi (Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano) com ações diferenciadas que visam incentivar as doações e ao mesmo tempo agradecer aos doadores que colaboram ao longo do ano”, afirmou o diretor-geral do Hemopi, Rafael Alencar.

Uma dessas ações será desenvolvida em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O Projeto “Plantando Vidas” quer incentivar a doação de sangue e contribuir com ações sustentáveis que promovam o respeito ao meio ambiente e o bem-estar da população. Assim, a Semarh vai distribuir mudas frutíferas e floríferas aos que comparecerem ao Hemopi em Teresina no dia 24 de novembro, independente da doação de sangue.

“É preciso manter a constância nas doações para atender a demanda por sangue e plaquetas que vem da rede hospitalar para a realização de cirurgias e procedimentos eletivos, além das urgências e emergências”, ressalta Rafael Alencar.

Além dos doadores que comparecem de forma voluntária nas unidades de coleta, o Hemopi também desenvolve ações com vários parceiros – igrejas, escolas, empresas, órgãos públicos e entidades da sociedade civil – que ajudam a manter o estoque do hemocentro. Seja na capital ou nas unidades do interior, essas parcerias são muito importantes para fortalecer o vínculo com a comunidade e incentivar outros a fazerem o mesmo.

"Essas parcerias são muito importantes para reforçar o estoque e incentivar as pessoas a doarem de forma consciente e constante. Então, convidamos a população do Piauí para vir doar, compartilhar na rede social, convidar amigos e familiares para fazerem parte dessa corrente solidária e nos ajudar a manter o estoque abastecido”, pontua o diretor do Hemopi.

Doação

Em Teresina, o Hemopi disponibiliza transporte para grupos a partir de dez pessoas. O agendamento pode ser feito por meio do email: hemopi@hemopi.pi.gov.br, ou pelo telefone (86) 3221-8320, ramal 2019, de segunda a sexta, das 8h às 15h.

Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa.

As doações periódicas são essenciais para manter os estoques de sangue e plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.

Programação da Semana Nacional do Doador:

-Teresina:

• De 20 a 25 /11  – Campanhas solidárias promovidas pelo parceiros Igreja Universal, Igreja Adventista, Grau Técnico, Sicoob, Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), Colégio da Polícia Militar, Escola São Camilo e Polícia Rodoviária Federal (PRF)

• Dia 24/11 – Projeto “Plantando Vidas” com distribuição de mudas frutíferas e floríferas pela Semarh; Apresentação musical da Banda do 25 BC e serviços de beleza em parceria com o Instituto Ana Hickmann

• Dia 25/11 – Apresentação musical dos alunos do IFPI

-Parnaíba

• De 20 a 24/11 – Campanhas solidárias promovidas pelos parceiros Flasede (torcida organizada do Flamengo) e Igreja Universal;

• Dia 24/11 – Os doadores serão recepcionados com apresentação musical de Walber Júnior, cenário especial para fotos e serviços de design de sobrancelhas e massagem relaxante.

-Floriano

• De 20 a 24/11 – Campanhas solidárias promovidas pelos parceiros Escola Pequeno Príncipe, Sicoob, Colégio Técnico de Floriano - CTF, UFPI e Faesf ao longo da semana

• Dia 24/11 - Os doadores serão recepcionados com música, café da manhã especial e massagem relaxante. Haverá também campanha solidária do Projeto Gotas de Vida

-Picos

•Dia 21/11- Campanha solidária dos colaboradores do Sicoob

•Dia 23/11 - Campanha dos colaboradores da empresa Sertão Motos, apresentação musical de Rômulo Junior e corte do bolo

•Dia 24/11 - Campanha solidária do município de São José do Piauí



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES