HGV tem aumento de 44,3% do volume cirúrgico em relação ao ano passado

O objetivo é acelerar as cirurgias eletivas no Piauí e reduzir tempo de espera.

HGV tem aumento de 44,3% do volume cirúrgico em relação ao ano passado. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de cirurgias no Hospital Getúlio Vargas (HGV) cresceu 44,3% no mês de julho de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Relatório do Núcleo Integrador de Avaliação e Vigilância em Saúde (NIAVS) do HGV apresentou que foram realizados 1.565 procedimentos no mês, enquanto no anterior julho fechou com 1.085.

De acordo com Nirvania Carvalho, diretora-geral do HGV, graças aos investimentos realizados no centro cirúrgico pelo executivo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), foi possível alcançar esse resultado. “Houve investimentos em insumos/equipamentos e a ampliação do número de profissionais das equipes cirúrgicas, o que tornou possível aumentar a capacidade de atendimento, que segue os Protocolos de Cirurgia Segura”, pontua a gestora.

Para o coordenador do Centro Cirúrgico do HGV, Ronaldo José, outro ponto importante para números tão positivos são os procedimentos realizados aos finais de semana pelo hospital, como parte do Programa do Governo Estadual Saúde em Dia, cujo objetivo é acelerar as cirurgias eletivas no Piauí e reduzir tempo de espera.

“No próximo sábado e domingo, por exemplo, estão programadas várias cirurgias em diversas especialidades médicas. Com isso, estamos conseguindo transformar a fila de espera em resultados sólidos”, conclui o coordenador.

Para o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, além do HGV, vários hospitais do Piauí estão acelerando os procedimentos. Estamos trabalhando para reduzir, cada vez mais, o tempo de espera por uma cirurgia em nosso estado. Esse é um dos objetivos do Programa Saúde em Dia”, afirma.

Pacientes do HGV agora terão sessão de cinema nas quartas-feiras

“O entretenimento durante o período de internação alivia a rotina e contribui na recuperação”, afirmou Dirceu Campêlo, superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, sobre o projeto “Cinema para Todos” que irá beneficiar os pacientes internados no Hospital Getúlio Vargas (HGV).  

Uma equipe composta pelo Colegiado Gestor do HGV disponibilizará os filmes todas as quartas-feiras, às 14h, no auditório do HGV, a partir do dia 9 de agosto. Os pacientes e acompanhantes de todos os setores de internação do hospital podem participar da sessão de cinema e também sugerir os filmes que serão selecionados, inclusive as Unidades de Cuidados Intensivos (UTI). 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES