Pacientes do HGV agora terão sessão de cinema nas quartas-feiras

O projeto irá funcionar a partir no dia 9 de agosto.

Pacientes do HGV agora terão sessão de cinema. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“O entretenimento durante o período de internação alivia a rotina e contribui na recuperação”, afirmou Dirceu Campêlo, superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, sobre o projeto “Cinema para Todos” que irá beneficiar os pacientes internados no Hospital Getúlio Vargas (HGV).  

Uma equipe composta pelo Colegiado Gestor do HGV disponibilizará os filmes todas as quartas-feiras, às 14h, no auditório do HGV, a partir do dia 9 de agosto. Os pacientes e acompanhantes de todos os setores de internação do hospital podem participar da sessão de cinema e também sugerir os filmes que serão selecionados, inclusive as Unidades de Cuidados Intensivos (UTI). 

A iniciativa do Projeto é da direção do HGV e aprovada por unanimidade pelo Colegiado Gestor. “O objetivo do Projeto é que os pacientes e acompanhantes tenham entretenimento, auxiliando na recuperação e reabilitação. O catálogo conta com filmes de animação, drama, educativo, comédia e outros”, explica a diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho.

Para a psicóloga, Zilma Bento, que vai coordenar o Projeto, a iniciativa da diretoria trará benefícios aos pacientes. "É um momento de distração importante, onde o paciente se desliga um pouco daquela rotina da internação. Isso alivia o stress e a ansiedade e colabora em sua recuperação", comentou.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o HGV vai contar com sala de cinema no próprio auditório que foi totalmente adaptado com som ambiente. O superintendente, Dirceu Campêlo, ainda destacou que a humanização no atendimento ao paciente é de grande importância para a sua recuperação.

Sesapi faz trabalho de busca ativa para casos de meningites e hepatites

A Coordenação de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está realizando trabalho de busca ativa nas cidades do Piauí para casos de meningites e hepatites A, B e C.  A ação está sendo efetuada numa alusão ao Julho Amarelo, que é o mês de combate às hepatites virais. A técnica estadual para hepatites virais da Coordenação Estadual, Thamisa Brito, afirma que o trabalho está sendo feito nos municípios sem notificação ou com notificação que tenha inconsistência.

A equipe já passou pelas cidades de Juazeiro, Alto Longá, Sigefredo Pacheco, Campo Maior, Oeiras, Santo Inácio do Piauí, São Raimundo Nonato, Jurema, São Brás, Fartura e Guaribas. “Estamos conversando com os coordenadores de saúde, orientando sobre os testes e a prevenção. Temos ainda um cronograma de muitas visitas até o final deste ano para refazer a linha de cuidados para pacientes portadores de hepatites”, afirma a técnica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES