Hospital Getúlio Vargas realizou 17 cirurgias cardíacas em abril

Número representa aumento de mais de 100% em relação aos meses anteriores, nos quais foram realizadas 7 cirurgias cardíacas entre janeiro e março

HGV realizou 17 cirurgias cardíacas em abril | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) teve um aumento significativo no número de cirurgias cardíacas realizadas em abril, totalizando 17 procedimentos. Esse número representa um aumento de mais de 100% em relação aos meses anteriores, nos quais foram realizadas apenas sete cirurgias cardíacas entre janeiro e março. Esses dados foram fornecidos pelo Núcleo Integrador de Avaliação e Vigilância em Saúde (Niavs). 

“Esse aumento justifica-se pelo compromisso do Governo do Estado e Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) em fornecer as condições necessárias para a execução desses procedimentos de alta complexidade. O nosso objetivo é contribuir para a redução da fila de espera por um procedimento no estado, proporcionando uma melhor qualidade de vida para a população”, afirmou o diretor-geral do HGV, Davyd Basílio. 

Segundo o coordenador do Niavs, Nazareno Júnior, é importante destacar também o esforço da gestão do HGV em agilizar os procedimentos em todas as áreas.

 “Cabe destacar o quantitativo de cirurgias em outras especialidades, quando só neste ano foram realizados 986 procedimentos ortopédicos, 510 neurocirurgias e 466 procedimentos em cirurgia geral, dentre outras especialidades”, explica o enfermeiro.

HGV realiza o 1º Mutirão de Colonoscopia de 2023

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou no dia 15 de abril o primeiro Mutirão de Colonoscopia de 2023. A iniciativa tinha como finaliade atender pacientes que estão na fila de espera do Ambulatório Integrado Dirceu Mendes Arcoverde (Prédio Azul) e da Regulação Estadual, com a meta de exames em 20 pessoas nesta primeira ação. 

Segundo a coordenadora do Serviço de Endoscopia e Colonoscopia do HGV, Maria Helena, o exame é essencial para rastrear e prevenir o câncer colorretal, que afeta o cólon (parte central do intestino grosso) e o reto (parte final do intestino grosso). Atualmente, essa doença é a terceira maior causa de mortes por câncer no Brasil e no mundo.

O mutirão faz parte das metas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) de reduzir o tempo de espera por procedimentos no HGV. Segundo o diretor-geral do hospital, Davyd Basílio, a instituição está trabalhando para ampliar os atendimentos em todas as áreas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS NO MEIONORTE.COM



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES