HUT registra 17 casos de queimaduras químicas nos olhos e faz alerta

A causa identificada foi o uso inadequado de uma pomada para cabelo para a produção de tranças e penteados

Hospital de Urgência de Teresina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) registrou 17 casos de queimaduras químicas nos olhos neste domingo (28). A causa identificada foi o uso inadequado de uma pomada para cabelo para a produção de tranças e penteados, principalmente por frequentadores do Zé Pereira de Timon.

A pomada em questão, comumente utilizada para modelar cabelos, possui substâncias químicas agressivas que, ao entrar em contato com os olhos, provocam lesões graves, podendo resultar em complicações sérias, inclusive a perda da visão.

A médica oftalmológica do HUT Dra. Aline Guimarães, destacou a gravidade do problema, observando que os pacientes chegam ao hospital com dor intensa causada pelo contato do produto químico com a córnea. Ela ressalta que a maioria dos casos ocorreu com pessoas que utilizaram a pomada modeladora durante o Zé Pereira de Timon e, posteriormente, foram expostas à chuva.

A equipe médica faz uma alerta sobre os riscos associados ao uso inadequado de produtos químicos nos cabelos. A população é incentivada a procurar atendimento médico imediato em caso de irritação ou desconforto nos olhos após o uso dessas substâncias.

Anvisa cancela registro de mais de 1,2 mil produtos para modelar cabelos

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou,  em dezembro do ano passado,  o cancelamento dos registros de 1.266 pomadas sem enxágue, ceras e sprays destinados à modelagem, trançado ou fixação capilar. A medida foi tomada devido à não conformidade com as novas regulamentações para pomadas estabelecidas em setembro do mesmo ano, conforme decisão colegiada da Anvisa (RDC 814/2023).  

As normas estipulam que produtos que contenham a palavra "pomada", mesmo em outros idiomas, no rótulo, ou apresentem concentração igual ou superior a 20% de álcoois etoxilados na fórmula química são considerados em desacordo com a regulamentação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES