Imepi realiza perícia de produtos do material escolar em Teresina

Após a coleta dos itens, os produtos estão sendo examinados sob o aspecto quantitativo e de medida

Perícia dos produtos de material escolar coletados em estabelecimentos comerciais, | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O setor de Pré-medidos do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) iniciou nesta quinta-feira (25) a fase de perícia dos produtos de material escolar coletados em estabelecimentos comerciais, em Teresina.

Após a coleta dos itens, os produtos estão sendo examinados sob o aspecto quantitativo e de medida. A ação tem o objetivo de garantir mais segurança aos pais e consumidores na hora da compra do material escolar, além de coibir a comercialização de produtos irregulares no comércio.

A coordenadora do setor de Pré-medidos, Mayra Freire, afirmou que foram periciados lápis, cadernos, papel A4, caneta esferográfica e giz de cera. Os materiais escolares que necessitam de perícia, sob o aspecto quantitativo e de medida, estão sendo verificados com anuência do fabricante no laboratório. “Nós realizamos a contagem do material e o peso do produto em massa. Por exemplo, a descrição da embalagem de uma cola ou massa de modelar contam com o peso total do produto, que é verificado durante a perícia. No caso de uma resma de papel, é feito a contagem de folhas e a medida do material para garantir que os pais não sejam lesados”, pontuou.

Neste mês de janeiro, o Imepi também participou da Operação Aulas Seguras, realizada em parceria com todos os órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Como parte da ação, o setor da Qualidade do Imepi fiscalizou em cerca de 12 mil produtos infantis a veracidade do selo do Inmetro e a existência de matéria nocivo às crianças.

Segundo a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, apesar do encerramento da operação nacional, o órgão continua com as fiscalizações de rotina voltadas ao combate de produtos de material escolar falsificados. “Em caso de irregularidade, ressaltamos que o consumidor pode enviar uma denúncia para o telefone da Ouvidoria do instituto: (86) 99456-1921”, finaliza a gestora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES