Inclusão digital: curso gratuito vai ensinar idosos a mexer no celular

O curso será ministrado pelo professor Ubirani Leal e contará com a orientação da professora Jéssika Sampaio.

Curso vai ensinar idosos a usar celular e prevenir golpes digitais em Teresina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O avanço tecnológico e a exclusão digital posicionaram os idosos em uma situação de maior vulnerabilidade. O Disque 100, serviço do governo federal, registrou, nos primeiros cinco meses de 2023, mais de 15 mil denúncias de violações financeiras ou materiais contra ipessoas com mais de 60 anos, um aumento de 73% em comparação ao mesmo período de 2022.

Em resposta a essa crescente ameaça, o Sindicato Nacional dos Aposentados já prestou assistência a mais de 800 vítimas de golpes financeiros em 2023. Essas pessoas procuraram orientação e, em alguns casos, assistência jurídica para encontrar soluções.

Curso vai ensinar idosos a usar celular e prevenir golpes digitais em Teresina (Foto: Divulgação)

Para enfrentar essa situação de insegurança online para os mais experientes, foi criado o programa "Senior Hackers" que vai ofertar cursos nos dias 2, 3, 4, 9 e 11 de outubro, das 14h às 17h, na Escola do Legislativo Municipal Vereador Firmino Filho, localizada na Câmara Municipal de Vereadores de Teresina.

A atividade conta com o apoio da Câmara Municipal de Teresina e da Coordenação de Idosos da Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado do Piauí. O vereador Venâncio Cardoso, um dos apoiadores dessa iniciativa, afirma que o curso será de grande ajuda para uma parcela da população que ainda não consegue aproveitar todas as vantagens da comunicação e dos serviços disponíveis na internet.

"A Escola do Legislativo Prefeito Firmino Filho tem a missão de atender tanto os servidores públicos quanto a comunidade, oferecendo cursos que enriquecem conhecimentos em diversas áreas", comentou.

O curso será dividido em três etapas para capacitar os participantes. Na primeira etapa, serão fornecidas orientações básicas, desde o processo de ligar o celular até compreender as funções essenciais e explorar o uso de redes sociais e aplicativos.

Na segunda etapa, o foco será no conteúdo, ajudando os idosos a identificar fake news e entender por que essa prática é prejudicial. Além disso, o curso abordará a prevenção de golpes digitais.

Na última etapa, os participantes poderão aplicar os conhecimentos adquiridos na prática. O curso será ministrado pelo professor Ubirani Leal e contará com a orientação da professora Jéssika Sampaio. Além deles, a jornalista Cinthia Lages falará sobre fake news, e o Delegado da DRCI (Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática), Alisson Landim, vai abordar temas sobre golpes virtuais e estratégias de prevenção.

As inscrições estão abertas para qualquer pessoa com 60 anos ou mais. Para se inscrever, basta acessar o link aqui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES