Influenciadora Samynha foi morta por integrantes do Bonde dos 40

Conforme a delegada Natália Figueiredo, a influenciadora pertencia à facção PCC e recebeu a sentença de morte da facção Bonde dos 40

Influenciadora Samynha foi morta por integrantes do Bonde dos 40 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Civil do Piauí confirmou nesta quinta-feira (11), durante coletiva de imprensa no Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), que a morte da influenciadora digital Samya Silva está relacionada a uma briga entre facções criminosas. Samynha foi assassinada a tiros em outubro de 2023 enquanto trafegava pela Avenida João XXIII, zona Leste de Teresina.

Conforme a delegada do Núcleo de Feminicídio do DHPP Natália Figueiredo, que está à frente do caso, a influenciadora pertencia à facção PCC e recebeu a "sentença de morte" de integrantes do Bonde dos 40 que ocupam Teresina. Israel, Felipe, Davdy, João Gabriel, e Herbertt Isaque Rosendo Lima, o Jiboia decidiram, por meio de um grupo de WhatsApp, pela execução de Samynha. 

Samynha Silva foi morta a tiros em outubro do ano passado (Imagem: Reprodução)

Até agora, foram presos pela polícia Israel, Davdy (apontado como atirador), Felipe, Vitória e Francilda (as duas mulheres teriam atraído Samynha para o clube aquático). Herberth morreu na quarta (10), na sede do DHPP, e João Gabriel, conhecido como Batata, está foragido.

Segundo a polícia Civil, pelo menos dois criminosos monitoravam a influenciadora digital dentro do clube aquático em que ela estava momentos antes de ser morta. Herbert entregou a arma para Davdy, que, acompanhado por Felipe, seguiu a vítima em um carro após ela deixar o clube, efetuando os disparos no local onde ocorreu o óbito.

No manhã do dia 1º de outubro, o casal Felipe e Vitória foi ao clube acompanhado por João Gabriel, o Batata. Israel e Francilda chegaram logo depois e todos reuniram-se com Samynha. Ao longo da tarde, em um grupo de WhatsApp, Herbertt ordenou a morte de Samynha. Davdy foi acionado para dar seguimento à execução.

"Foi constatado que ela foi atraída até o clube por essas pessoas, mas ainda precisamos apurar mais esse caso. O que podemos afirmar é que tudo foi decidido em um grupo de Whatsapp. Todos os faccionados decidiram executá-la naquela tarde do dia 1º de outubro de 2023", afirmou a delegada Natália Figueiredo.

Delegada Natalia Figueiredo (Foto: Raissa Morais)

O delegado Charles Pessoa declarou que os crminosos haviam realizado um levantamento sobre a vida da influenciadora digital e afimou que havia uma afinidade entre a vítima e os executores do crime. "Foi um crime de difícil elucidação, principalmente devido à vasta expertise dos envolvidos, pela experiência de liderança na organização criminosa. Dois deles, Felipe e Israel, estavam usando tornozeleira eletrônica no clube, foi por isso mesmo que saíram, pois estavam sendo monitorados. Os criminosos realizaram todo o levantamento sobre Samya com a participação das companheiras que já tinham se relacionado com membros de outras facções rivais, razão pela qual tinham essa afinidade e, infelizmente, decidiram executar covardemente Samya", explicou o delegado Charles Pessoa.

Delegado Charles Pessoa durante coletiva de imprensa na sedo do DHPP (Foto: Raissa Morais)

Investigações da polícia apontam que Sâymia estava envolvida com o tráfico de drogas e associada à facção criminosa PCC. Após a morte dela, os agentes encontraram um porção de drogas e uma prensa usada para preparar entorpecentes no apartamento de Sâmya.

Supeito de planejar o assassinato morre na sede do DHPP

Herbertt Isaque Rosendo Lima, suspeito de planejar e entregar uma arma de fogo aos atiradores que executaram a influenciadora digital Samynha Silva, morreu na sede do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO).

A informação foi divulgada na manhã desta quinta-feira (11) durante coletiva de imprensa, que confirmou que a morte ocorreu antes do interrogatório da polícia. Ao cumprir o mandado de prisão, Herbertt reagiu e entrou em uma luta corporal com os policiais. De acordo com o delegado Charles Pessoa, o suspeito estava se recuperando de uma cirurgia após um acidente de moto e chegou a romper duas algemas durante a contenção dos agentes da segurança.

"Herbert já responde por processos de homicídio e tem até uma ligação com outra liderança que está foragida. Ele não se entregou durante a ação policial, tendo que ser contido diversas vezes. Atuo na segurança pública há 15 anos, vim do sistema penitenciário, e nunca presenciei um indivíduo com essa agressividade. Ele rompeu duas algemas no momento da contenção e estava fazendo uso de entorpecentes. Segundo relatos da própria companheira de Herbert, ele ficou fazendo uso de entorpecentes até por volta das 4 horas da manhã", relatou o delegado Charles Pessoa.

Quem era Samynha

A influenciadora digital Samya Silva, também conhecida como Samynha Silva, foi morta a tiros em 1º de outubro de 2023, após ser perseguida por dois homens em uma moto em Teresina, no Piauí.

Samynha era uma personalidade conhecida no estado, com mais de 50 mil seguidores no Instagram, onde compartilhava detalhes de sua rotina e vídeos bem-humorados. Deixou um filho de dois anos.

Ela viralizou celebrando a "legalização" da maconha, afirmando que poderia fumar livremente. No entanto, o voto favorável de ministros do STF era, na verdade, pela descriminalização do porte para consumo pessoal.

A morte de Samynha ocorreu na Avenida João XXIII, no bairro São Cristóvão, em Teresina. Ela estava com amigas em um clube e, ao deixarem o local, foram perseguidas pelos rapazes, que efetuaram pelo menos seis disparos. A influenciadora não resistiu aos ferimentos, e os atiradores fugiram, ainda não identificados. As amigas que a acompanhavam não foram feridas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES