Inmet emite 3 alertas de chuvas intensas para o PI; veja a previsão do fim de semana

Aconselha-se que a população permaneça vigilante e tome as devidas precauções.

Inmet emite 3 alertas de chuvas intensas para o PI; veja a previsão do fim de semana | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu três alertas de chuvas intensas para os próximos dias, iniciando nesta terça-feira (01), para todo o Piauí, onde dois são de perigo potencial (amarelo) e um perigo (laranja). Há risco de ocorrência de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

🟠ALERTA LARANJA. O grau de severidade classificado como "Perigo", possui previsão de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos variando entre 60-100 km/h, até as 10h deste sábado (02). 120 municípios das regiões Sudeste, Sudoeste e Centro-Norte serão afetados. 

🟡 ALERTA AMARELO 1 . O segundo aviso é destinado para 131 cidades do Sudeste, Sudoeste, Centro-Norte e Norte do Piauí. Ele é classificado como Perigo Potencial, e segue até sábado às 10h. O alerta prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos variando entre 40-60 km/h.

🟡 ALERTA AMARELO 2.  Já o outro comunicado amarelo, também de perigo potencial, deve apresentar a mesma quantidade de acumulados de chuvas e velocidades de ventos, porém, ele irá durar até às 10h deste domingo (03), atingindo 119 municípios do Sudeste, Sudoeste e Centro-Norte piauiense. 

RICOS. Embora o risco seja considerado baixo para os avisos de perigo potenciais, há possibilidade de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Aconselha-se que a população permaneça vigilante e tome as devidas precauções.

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

PREVISÃO PARA A SEMANA  (05/03/2024 a 13/03/2024). Conforme o Inmet, na região Nordeste do Brasil, a previsão é de chuva em forma de pancadas, podendo superar 50,0 mm em praticamente toda a região. A chuva pode ser localmente forte em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará e na costa leste e sertão da Paraíba e de Pernambuco. Nas demais áreas, são previstos menores acumulados de chuva.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES