Inmet emite alertas de chuvas intensas em todo o território piauiense

O Inmet destaca que o início de 2024 na Região Nordeste será chuvoso, com a primeira quinzena de janeiro marcada por umidade e chuva

Inmet emite alertas de chuvas intensas em todo o território piauiense | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMARH), através da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos, informou que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para o Estado nesta quarta-feira (3), sendo um laranja indicando perigo de chuvas intensas em praticamente todo o estado, e outro amarelo, destinado à parte norte do território. Ambos são válidos até as 10h de quinta-feira (4).

Para a maior parte do Piauí, o alerta laranja prevê chuvas intensas (perigo) de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas nas regiões Sudeste, Sudoeste e Centro-Norte do Piauí.

Para os municípios sob alerta amarelo, no Centro-Norte e Norte do Piauí, a previsão é de chuvas entre 20 e 30 mm/dia ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

BOLETIM METEOROLÓGICO CRÍTICO CHUVAS INTENSAS

O Inmet destaca que o início de 2024 na Região Nordeste será chuvoso, com a primeira quinzena de janeiro marcada por umidade e chuva em praticamente toda a região. Sistemas meteorológicos típicos de verão, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e outros, contribuirão para pancadas de chuva e rajadas de vento no Nordeste.

Entre 1º e 8 de janeiro de 2024, a ZCIT estará mais ao sul da climatologia, favorecendo volumes de chuva na porção mais norte da Região. Até o dia 15, um canal de umidade, provável ZCAS, poderá se formar, gerando volumes expressivos de chuva, com acumulados entre 150 e 250 mm.

Apesar das possíveis dificuldades, o sistema contribuirá para a recuperação da umidade no solo e das reservas hídricas. O Inmet continuará monitorando e atualizando as previsões diariamente, emitindo avisos meteorológicos conforme necessário, devido às incertezas e atualizações dos modelos numéricos de previsão do tempo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES